Laboratório amplia análise da água potável de Maceió

Laboratório amplia análise da água potável de Maceió

A fiscalização da água consumida pelos maceioenses realizada pela equipe da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) da Secretaria Municipal de Saúde será ampliada com o funcionamento do primeiro Laboratório de Análise de Potabilidade de Água para Consumo Humano. Inaugurado na manhã desta terça-feira (01), a iniciativa é resultado da parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Laboratório Central (LACEN), responsável pela capacitação dos técnicos da VSA e pela cessão de equipamentos.

O secretário municipal de saúde, José Thomaz Nonô, esteve presente ao evento e voltou a afirmar que tem trabalhado diariamente com o objetivo de promover melhorias na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, o que representa, consequentemente, uma melhoria significativa nos serviços oferecidos para a população.

O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Alex Tenório, explica que os resultados das amostras demoravam até 15 dias e agora, com o novo laboratório, onde serão analisadas características como turbidez, cor e Ph da água, esse prazo será reduzido para 24 horas. “Analisamos a água fornecida pelos 40 sistemas da Casal e em mais de 170 poços artesianos instalados em condomínios da capital. Antes fazíamos a análise de 20 amostras por semana e agora nossa capacidade foi ampliada para 100, garantindo um controle maior da água que a população consome. A meta é reduzir ao máximo os riscos de contaminação da água potável com doenças de veiculação hídrica, que são tratadas e aumentam os custos da saúde pública”, explica Alex.

A gerente em exercício do Lacen, Karina Alves, explica que a parceria com a VSA irá também desafogar a demanda atual, possibilitando que o laboratório atenda também aos municípios do interior, ampliando assim, a rede de atendimento.

Fornecimento de água

Atualmente, dez empresas de carro pipa estão registradas e autorizadas para fornecer água em Maceió. A Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) da Secretaria Municipal de Saúde faz uma análise mensal da água distribuída por 500 caminhões que circulam pelas ruas da capital. As pessoas podem fazer denúncias sobre a qualidade da água e recebe mais informações pelo telefone 3315-6610. A Vigilância em Saúde Ambiental funciona no 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Praça da Maravilha, no Poço).

Ascom SMS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate