Bolsa Família: recadastramento termina no dia 11

Bolsa Família: recadastramento termina no dia 11

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) continua convocando as famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (PBF), que estão há mais de dois anos sem atualizar as informações do benefício, para a realização do processo de atualização cadastral. O prazo final para o comparecimento ao recadastramento é dia 11 de dezembro.

Somente as famílias que foram convocadas por meio de mensagem, impressa no extrato de pagamento do benefício, devem comparecer às unidades do Cadastro Único Para Programas Sociais, o CadÚnico. As famílias convocadas para recadastrar o benefício e que perderem o prazo terão o benefício bloqueado por descumprimento desta condicionalidade.

O recadastramento pode ser feito na sede do Cadastro Único em Maceió (Rua Barão de Atalaia, 753, no Poço) e na Unidade Descentralizada do CadÚnico/Bolsa Família (Avenida Amazonas, 90, Prado – em frente a Praça da Faculdade) para todos os beneficiários do Bolsa Família ou nos postos descentralizados nos Cras Denisson Menezes (Av. Alice Caroline, 43. Vila Olímpica Lawthaney Perdigão. Vilage Campestre II.), Pitanguinha (Rua Cônego Tobias, s/n. Pitanguinha) e Sônia Sampaio (Rua Jarbas Andrade, 119. COHAB. Jacintinho), apenas para famílias referenciadas nas unidades.

O coordenador do CadÚnico de Maceió, Daniel Cavalcanti, reforçou a importância da atenção, por parte do beneficiário, às mensagens que são impressas nos extratos de pagamento dos valores do Bolsa Família. Segundo ele, a falta de atenção, nesse sentido, pode trazer graves consequências aos beneficiários.

“A gente sempre pede para que o beneficiário preste atenção ao seu extrato de pagamento e jamais deixe de dar uma atenção ao espaço destinado às mensagens, que são emitidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e servem de alerta para possíveis procedimentos que venham a ser necessários. Muitas dúvidas de beneficiários são esclarecidas por essas mensagens”, destacou o coordenador.

Para fazer o recadastramento, o titular do cartão deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: cartão do Bolsa Família; comprovante de residência do titular do cartão; último extrato de pagamento do Bolsa Família; Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Contra-Cheque, Certidão de Casamento ou Divórcio, Certidão de Óbito (do integrante falecido) dos integrantes adultos da família; além da Certidão de Nascimento, Cartão de Vacina (para crianças de 0 a 7 anos), Declaração da Escola (para menores com idade entre 6 e 17 anos) das crianças e adolescentes da família; e Declaração do Conselho Tutelar ou Termo de Guarda para os responsáveis dos menores, caso o pai ou mãe não integrem a família.

O processo de Atualização Cadastral do PBF 2015 vem sendo realizado pela Semas desde o mês de maio. Atualmente, mais de 350 atendimentos têm sido registrados, somente na sede do CadÚnico no bairro do Poço.

Ascom Semas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate