Laboratório é exemplo de produção consorciada de ovinos e alevinos

Laboratório é exemplo de produção consorciada de ovinos e alevinos

O primeiro dia do Governo Presente no município de Coruripe, que abrange outras 14 cidades da Região Sul de Alagoas, contou com uma série de atividades promovidas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Ao lado do governador Renan Filho, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, secretários e parceiros, o secretário Álvaro Vasconcelos participou, logo no início da manhã dessa sexta-feira (27), na Câmara Municipal de Coruripe, da assinatura do decreto que criou a Câmara Setorial da Apicultura e Meliponicultura de Alagoas, formada por 27 entidades e que servirá como fórum de discussão de propostas para o desenvolvimento do setor.

Ainda durante a cerimônia de abertura do Governo Presente, o prefeito de Coruripe e o governador Renan Filho assinaram o termo de adesão do município ao Programa de Avicultura Familiar (PAF), que busca incentivar a atividade como forma de incrementar a renda dos moradores de pequenas comunidades rurais, bem como aumentar a oferta de matéria-prima para abatedouros e frigoríficos de Alagoas, como o recém-inaugurado Frango Favorito, do Grupo Ferraz, instalado no município de Santa Luzia do Norte.

Em seguida, na Feira Agricultural dos Povos Tradicionais Quilombolas e Indígenas, o governador e o secretário de Agricultura entregaram 1.500 pintos para promover a avicultura entre agricultores familiares de Coruripe.

“Nesta semana, estivemos reunidos com os movimentos sociais, quilombolas e indígenas para trabalhar alguns princípios básicos do nosso governo: a busca pelo desenvolvimento econômico, a nossa reabilitação industrial e a promoção da inclusão produtiva de quem não tem terra para trabalhar”, lembrou o governador Renan Filho.

Depois de participar da entrega de mudas de boldo, cidreira, capim santo, hortelã da folha miúda, amora e vicki, ainda no Centro de Coruripe, o secretário Álvaro Vasconcelos seguiu até o povoado da Lagoa do Pau para a reinauguração do maior laboratório de produção de alevinos de tilápia de Alagoas, pertencente ao ex-deputado e empresário Francisco Carvalho Beltrão, e do centro de melhoramento genético de ovinos da raça Dorper, instalado na mesma área.

De acordo com o secretário, mesmo sendo de natureza privada, o laboratório tem importância estratégica para o incentivo à pesca e aquicultura em Alagoas. Nele, são produzidos exemplares híbridos de “tambacu”, um cruzamento genético do tambaqui e do pacu.

“Aqui temos um exemplo de sucesso do consórcio entre a aquicultura e a ovinocultura. Esse complexo tem uma importância muito grande, não só pelo melhoramento genético que é desenvolvido aqui para todo o Estado, mas também pela geração de emprego e renda no município de Coruripe”, disse Vasconcelos.

O secretário ressaltou ainda a importância das edições do Governo Presente para que a sociedade alagoana tome conhecimento das ações desenvolvidas pelos órgãos públicos envolvidos no evento.

“No caso da Agricultura, podemos interagir com os produtores e ouvir as demandas de cada região. Também temos a oportunidade de trocar experiências com os outros secretários, com os outros órgãos, e tudo isso contribui para um trabalho mais integrado entre todos que compõem a administração pública estadual”, destacou.

Ainda no primeiro dia do Governo Presente, o secretário Álvaro Vasconcelos formalizou a doação de 34 tanques-rede à prefeitura e associações rurais do município de Jequiá da Praia, entregou certificados de participação do Curso de Mecânica de Motor Estacionário a pescadores do município de Piaçabuçu e participou da colheita e entrega de sementes de arroz no povoado Marizeira, em Penedo, além de acompanhar a cerimônia de assinatura das ordens de serviço para obras viárias que vão beneficiar a Colônia Pindorama, em Coruripe.

 

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate