O Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Alagoas (Sileal) chama atenção para as pesquisas de mercado que apontam que o varejo aumentou sua proporção no valor final recebido entre os principais produtos lácteos comercializados. No geral, tanto a indústria quanto o produtor perderam participação no preço final de venda para o varejo.
Os dados apontam que o varejo para o queijo muçarela foi o elo que mais aumentou a margem: saiu de 38,4% em 2008 para 41,4% neste ano. Mas o produtor não teve seu percentual aumentado, pelo contrário, saindo de 44,1% em 2008 para 40,2% de participação no preço final esse ano.
Na cadeia produtiva do leite, a indústria também diminuiu o percentual na participação. Entre 2009 e 2014, as margens da indústria no queijo muçarela estavam acima de 20%, caindo bruscamente para 18,4% neste ano.
Arthur Vasconcelos, presidente do Sileal, aponta que o preço do produto nas prateleiras é determinado pelo supermercado. “Muitas vezes, quando existe um aumento de preço, o consumidor acha que é a indústria e o produtor que tem aumentado o preço, mas é em decorrência da margem colocada pelo supermercado que a sociedade tem enfrentado maiores valores de oferta”, afirma.
Segundo Vasconcelos, a indústria fica achatada, assim como o produtor que não consegue repassar os preços para os consumidores que não aguentam mais o aumento.
No queijo muçarela, boa parte do aumento no preço final ao consumidor (que ocorreu com maior intensidade a partir de 2013), foi destinada às margens do varejo. Tanto produtor quanto indústria recebem hoje valores semelhantes aos de 2008.
Em Alagoas, os produtos lácteos possui forte sazonalidade nas margens para os produtores e varejo. No final do ano, com menor produção de leite, os produtores conseguem obter uma participação maior. Já no meio do ano, quando a oferta de leite aumenta, o varejo consegue aumentar suas margens sobre a indústria e os produtores.
O presidente do Sileal informou ainda que, por ser o elo que mais perdeu participação no período, a indústria tem procurado meios para evitar quedas bruscas no pagamento aos produtores e perdas de volume de leite.
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Assessoria