Com o SISBI, laticínios de Alagoas poderão expandir comércio e produção

Com o SISBI, laticínios de Alagoas poderão expandir comércio e produção

Em Alagoas, o Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado (Sileal) vem trabalhando para que as indústrias do setor lácteo alagoano possam ser contempladas com Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI).  Desde 2006, está  em vigor o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária,  que  garante a equivalência dos sistemas de inspeção sanitária de alimentos de origem animal nos níveis federal, estadual e municipal, em alguns estados, já estão com mais liberdade de comércio e produção.

A urgência em abrir mercados, segundo o presidente do Sileal, Arthur Vasconcelos, demanda que o o governo de Alagoas se adeque ao SISBI. Através do Sistema, as pequenas agroindústrias familiares, terão garantia, no que se refere a a qualidade, inocuidade e segurança dos produtos, além disso,  trará a possibilidade de expandir o consumo de seus produtos por outros estados.

“Os  cidadãos brasileiros poderão provar os diferentes sabores regionais e em qualquer lugar do país . A partir do momento em que o Sistema for implantado, poderemos vender para os estados e grandes cidades vizinhas, a exemplo de Recife, que é a cidade que mais consome queijo muçarela no Brasil”, declara o presidente.

Este ano, novas regras atualizam o SISBI e  as agroindústrias serão autorizadas para ter áreas multifuncionais, podendo processar  diferentes produtos de origem animal, nos diferentes tempos.

Entendendo mais sobre o SISBI
A organização e hierarquia legal na área de alimentos no Brasil ainda discriminam os diferentes sistemas de inspeção e impedem o comércios dos alimentos por todo o território nacional, quando inspecionados nos níveis municipal e estadual, e nos estados, quando inspecionados nos níveis municipais.

A implantação do SISBI, a partir da sistemática proposta pelo Ministério da Agricultura,  antes de ser uma estratégia comercial, que permite a distribuição de um produto em todo o território nacional, é a certeza sanitária que este produto passou por um sistema de controle e avaliação que o torna sanitariamente equivalente a qualquer outro produto, em igualdade de condições respeitando as diferenças regionais.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate