Procon Alagoas dá dicas para quem planeja reformar a casa

Para evitar gastos desnecessários e prazos não cumpridos, órgão dá uma série de orientações aos consumidore
Procon Alagoas dá dicas para quem planeja reformar a casa

Com a proximidade do fim de ano, muitos consumidores repensam o ano que passou, refletem e, em alguns casos, acabam desejando mudar algo em casa. Assim, para entrar em 2016 com o lar repaginado, buscam fazer pequenas reformas, como uma ampliação ou algo mais simples, como trocar a cor das paredes.

Para evitar gastos desnecessários e prazos não cumpridos, o Procon/AL dá uma série de orientações para quem pretende fazer a renovação, já que as dores de cabeça e preocupações durante esta etapa de obras em um imóvel são inevitáveis.

A primeira dica é buscar orientação numa loja de material para decoração e em seguida, fazer um projeto do que realmente precisa de reparo. Assim, o consumidor não terá surpresas com os gastos, e saberá definir precisamente o valor, além de evitar mudanças de rumo no meio da obra, o que acarreta atrasos, desperdício de materiais e gastos imprevistos.

A superintendente do Procon/AL, Flávia Cavalcante, destacou a importância do planejamento. “Colocar tudo no papel é essencial. Um contrato detalhado e claro também. A reforma, por menor que seja, é uma contratação de serviço e deve seguir o padrão, como os das empresas grandes do ramo de construção”.

Em seguida, deve-se contratar a mão de obra, que exige cuidados. A partir da escolha de quem vai executar a obra, será determinado como transcorrerá e quais são os resultados. Por isso, antes de contratar o profissional ou uma empresa, busque referências de pessoas conhecidas que já utilizaram o serviço.

Outra dica é a solicitação de um orçamento prévio, onde deve constar o custo do serviço, a quantidade e quais materiais serão usados, além do prazo para início e término da obra. Se acontecer alguma alteração no que foi acertado previamente, deve ser negociado entre as partes.

Na compra do material, o indicado é consultar um profissional antes, para orientá-lo. “Deve-se lembrar de fazer uma pesquisa de preços em, pelo menos, três lojas, além de sites na internet”, adicionou a superintendente. E, quando chegar o material, é fundamental que seja todo conferido, inclusive quantidade e valores.

O Procon/AL atende diariamente na sede do órgão, na Ladeira do Brito no Centro de Maceió, das 8h às 16h, e pela Central de Atendimento, o 151. O órgão conta também com autoatendimento, no site: www.procon.al.gov.br, e conta ainda, com o atendimento nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter).

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate