Digitalização de processos gera economia de R$ 4 milhões para o Estado

Processo é feito pelo Núcleo de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, do Itec
Digitalização de processos gera economia de R$ 4 milhões para o Estado

O Núcleo de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (NGED), do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), é o órgão responsável pela digitalização e pela virtualização de processos no estado. Medidas que facilitarão o acesso e aumentarão a vida útil desses documentos, assim como gerarão uma economia de R$ 4 milhões por ano para os cofres públicos, em economia com papel, por exemplo.

De acordo com a responsável técnica pelo núcleo, Eliane Lobo, é importante salientar que digitalização e virtualização são procedimentos distintos. O primeiro consiste em transformar de físico para digital todo o acervo de documentação já existente nos órgãos do Estado.

A digitalização está em pleno vapor, e é o que, atualmente, está facilitando a tramitação dos processos em Alagoas. “Com a digitalização, ficamos livres de gastos com papel, carro e motorista para entregar os processos nos lugares de destino, entre outras coisas”, afirmou Eliane Lobo.

Em Alagoas, são abertos, por ano, cerca de 200 mil processos. A virtualização é a abertura de todos eles já no meio digital.

O procedimento ainda está sendo estudado e analisado pelo Núcleo de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, mas já se sabe que gerará ainda mais economia e facilidade, visto que os documentos sequer passarão pelo papel – atualmente são utilizadas 23 toneladas por ano –, e serão enviados para onde quer que seja sem a necessidade de transporte físico.

O tempo de tramitação também será reduzido – estima-se que em 25%.


Agência Alagoas

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Redação

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