Setor sucroenergético contará com 16 novas variedades de cana BR

Setor sucroenergético contará com 16 novas variedades de cana BR

A parceria firmada entre o Sindaçúcar-AL com Universidade Federal de Alagoas, por meio da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa), responsável pelo Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA), comemora 45 anos de criação da variedade de cana República Brasileira (RB).

Para celebrar a data e festejar 25 anos de pesquisa incentivada pelas unidades industriais canavieiras, será realizada, no próximo dia 25 de novembro, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, a liberação nacional de 16 novas variedades de cana RB.

O evento, que deve reunir pesquisadores das universidades integrantes da Ridesa, além de industriais do setor sucroenergético alagoano e nacional, será realizado no Hotel JP.

Histórico

A Ridesa nasceu do antigo Planalsucar, programa do governo federal que, em 1990, foi assumido por um grupo de universidades. Nas duas últimas décadas foram desenvolvidas dezenas de variedades de cana-de-açúcar RB e que, atualmente, ocupam a maioria da zona canavieira de Alagoas.

A rede conta com um banco de germoplasma. Localizada na Serra do Ouro, município de Murici, a estrutura armazena os recursos genéticos responsáveis pela pesquisa e sucesso de produtividade e expansão da variedade RB no Brasil.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate