AL alcança 100% de integração do redesim e facilita vida de empresários

Dados foram divulgados pelo Drei, departamento ligado à antiga Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE)
AL alcança 100% de integração do redesim e facilita vida de empresários

A implantação da Redesim em Alagoas tem gerado fatores positivos para o desenvolvimento econômico do Estado. Com 100% dos municípios integrados à Rede, Alagoas lidera ranking dos cinco estados que mais avançaram na desburocratização dos negócios, seguido por Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo e Bahia, segundo estudos do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei), divulgados em outubro desse ano.

A implantação da Redesim nos municípios torna dispensável o deslocamento do empresário a vários órgãos para registrar e legalizar seu empreendimento. Em Alagoas, o empresário verifica de forma online, pelo Portal Facilita Alagoas, se pode abrir uma empresa, observando a viabilidade de nome e localidade, e iniciar os processos de abertura, alteração, baixa e também legalização do negócio.

Com relação ao percentual de integração dos municípios, Alagoas também está à frente dos estados que completam o ranking dos cinco melhores. Os mineiros têm apenas 14% das cidades integradas à Redesim, os catarinenses têm 92%, enquanto que os capixabas têm 53% e os baianos, 8%.

Para o presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), Carlos Araújo, a integração de todos os municípios possibilita um conjunto de benefícios não só para o empresário, mas também para a economia local.

“Com a integração de todos os municípios à Redesim, aumenta a facilidade para abertura de empresas, gerando novos empregos, movimentando o comércio local, passando a ter uma distribuição melhor de renda”, concluiu o presidente.

Ainda de acordo com o estudo, o próximo passo da Redesim no estado alagoano, projeto administrado pela Juceal, é finalizar a integração de 100% dos órgãos e implantar os cartórios para desburocratizar e simplificar a abertura de negócios.

Atualmente além da Juceal, estão integrados à Redesim a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros, Receita Federal e Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Alagoas é o único estado a ter todos os municípios integrados à Rede para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim No Nordeste, o Rio Grande do Norte é o único estado que se aproxima do nível alcançado por Alagoas. Os potiguares possuem 167 municípios, desses, 36% não estão integrados à Redesim, inclusive a capital.

Analisando a integração das capitais, cidades onde há o maior fluxo de processos empresariais, Paraíba é o único estado nordestino a ter a sua principal cidade implantada à rede, além de Alagoas. Contudo, observando os municípios totais, apenas 33 das 223 cidades paraibanas estão integrados à Redesim.


Ascom Juceal

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate