Renan Filho vai indicar única vaga de conselheiro do TCE em 17 anos

Renan Filho vai indicar única vaga de conselheiro do TCE em 17 anos

Não deve demorar muito para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, que vem sendo reivindicada pelo MP de Contas, ser preenchida.

O governador bateu o martelo: será dele, por livre escolha, a indicação da vaga de conselheiro do TCE.

Renan Filho tinha dúvidas, jurídicas e políticas, mas decidiu pela “paternidade” da vaga depois de receber um parecer jurídico da Assembleia Legislativa.

A decisão de Renan Filho pode ter sido tomada também por conta de uma “equação matemática”. A vaga aberta com aposentadoria de Luiz Eustáquio Toledo será a única a ser preenchida no TCE de Alagoas em situação de normalidade até 2032.

Levando em conta a idade dos conselheiros do TCE – os mais velhos são Fernando Toledo (57), Cícero Amélio (54) e Otávio Lessa (55) – a primeira aposentadoria compulsória (a partir de agora aos 75anos),  só ocorrerá daqui a 17 anos.

Fora disso, só em caso de morte ou de aposentadoria voluntária – decisão pouco provável no cenário atual do Estado.

Custo político

A indicação do deputado estadual Olavo Calheiros, PMDB, tio do governador, é dada como certa para a vaga. Renan Filho repetiria gestos de ex-governadores como  Ronaldo Lessa e Geraldo Bulhões que indicaram parentes para o cargo. A indicação pode ser até tecnicamente correta, mas deve render desgastes a imagem do governador. Nesta quarta-feira a coluna Radar Online de veja, criticou o governador. Veja a nota:

“Mais um Calheiros contra o MP.

O governador de Alagoas, Renan Filho, resolveu comprar briga com o Ministério Público de Contas do Estado. Ele quer nomear para uma vaga no órgão seu tio Olavo Calheiros, deputado estadual e irmão de seu pai, o presidente do Senado, Renan Calheiros, investigado pela Procuradoria Geral da República no caso do petrolão. Mas o Ministério Público resiste e argumenta que é a vez de a instituição fazer a indicação – a associação estadual de procuradores, a Associação Nacional do Ministério Público de Contas e a OAB já divulgaram apoio ao órgão”.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate