Cores da primavera tingem ruas e avenidas de Maceió

Cores da primavera tingem ruas e avenidas de Maceió

De hoje até o dia 22 de dezembro, as cores da primavera tomam conta das praças, canteiros centrais e jardins com formas variadas e tons diferenciados. A estação é caracterizada pelo florescimento das árvores e plantas que, em algumas áreas da capital, podem ser contempladas com seus ramos frondosos.

É neste mesmo período que ocorre a reprodução de muitas espécies de plantas e aves,que são atraídos pelo néctar – substância presente nas flores -, principalmente os beija-flores, aves de pequeno porte.

Nos canteiros centrais, praças e mirantes existe uma grande quantidade de árvores que dão flores. A Coordenadoria de Parques e Jardins da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) trabalha diariamente na manutenção e execução de serviços de manutenção desses espaços de convivência e no viveiro de mudas, localizado no Parque Municipal, onde o maceioense poderá se encantar com a primavera.

Das árvores que dão flores mais comuns em Maceió, destacam-se:

Ipê rosa – de origem tupi, a palavra ipê significa árvore cascuda. Esta espécie pode atingir de 10 a 20 metros de altura quando adulta. De madeira resistente, suporta as condições mais adversas. É uma das espécies mais populares em uso no paisagismo da cidade, na arborização de ruas e avenidas.

Ipê roxo – esta é uma árvore de porte avantajado, podendo chegar a até 35 metros de altura. Sua floração é abundante,em tons que variam de róseo a roxo.

Ipê de jardim – arbusto ou pequena árvore caracterizada pela floração de flores amarelas e vistosas. Usada na arborização das cidades, é uma espécie nativa do México, que brota a partir de qualquer parte dos seus ramos.

Acácia – de origem asiática, a acácia-amarela tem sementes e flores perfumadas. De setembro a fevereiro, seus galhos se enchem de cachos amarelos. Também é conhecida popularmente como chuva-de-ouro.

Flamboyant – árvore ornamental devido às belíssimas flores, seu uso na arborização urbana é recomendado apenas a parques e grandes espaços, devido à altura média de sete a dez metros e a suas raízes muito superficiais e danosas.

Espatódea – originária da África, tem crescimento rápido, podendo atingir até 25 metros de altura. Produz flores grandes, vistosas, numerosas e vermelhas por fora e amareladas por dentro. As flores são agrupadas em cachos localizados no alto da copa da árvore.

Craibeira – símbolo de Alagoas, a árvore pode atingir até 20 metros. Caracterizada por ter casca grossa e tronco tortuoso, ocorre com mais frequência na Caatinga.

Sibipiruna – chega a medir 28 metros de altura. Sua copa pode atingir até seis metros de diâmetro, com características arredondadas e muito vistosas. Facilmente confundida com o pau-brasil ou pau-ferro pela semelhança da sua folhagem.

Ascom Sempma

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate