Prefeitura apoia campanha para evitar trotes contra o Samu

Prefeitura apoia campanha para evitar trotes contra o Samu

Das centenas de ligações direcionadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da capital alagoana, o Samu Maceió, cerca de 60% correspondem a trotes. Uma prática infeliz, tida para muitos como brincadeira, mas que prejudica e pode, inclusive, custar vidas.

Para chamar a atenção para esse grave problema, o Fórum Estadual de Atendimento de Emergência criou a campanha “Diga Não ao Trote”. A ação recebe o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), e busca inibir e conscientizar os cidadãos.

Na quinta-feira (13), o secretário de Comunicação Social, Clayton Santos, recebeu o coordenador-geral do Fórum e socorrista do Samu, Marcos Rogério, e assegurou o apoio do Município à campanha. Para o secretário, a ação é importante e mostra o empenho das entidades em combater os trotes.

“Trote gera vários prejuízos a muitas instituições. A Prefeitura, por determinação do prefeito Rui Palmeira, tem o compromisso de apoiar essas causas de cidadania. Precisamos inibir essa prática, pois desse modo, vamos gerar mais economia para os cofres públicos e, principalmente, fazer com que a população receba um serviço mais ágil”, disse Clayton Santos. “Com a inibição da prática, a tendência é que o serviço seja ofertado de forma mais célere, aumentando as chances de vida de quem realmente precisa do atendimento de urgência”, reforçou o secretário.

De acordo com o coordenador, a campanha é pioneira e deve ser estendida para outros estados. “Os trotes representam um problema sem igual para os serviços de urgência e emergência. Existem casos, inclusive, onde equipes foram acionadas para prestar socorro, mas chegando aos locais indicados, tratava-se de trote. O problema é que os trotes fizeram que essas mesmas equipes se atrasassem para o socorro de outros chamados e quando chegaram até as ocorrências verdadeiras, os pacientes já estavam em óbito”, disse Marcos Rogério.

“Felizmente, conseguimos na Secom o apoio para divulgar a campanha e, sobretudo, ajudar a salvar vidas. Os trotes prejudicam os atendimentos a todos os órgãos de atendimento, independente da esfera de poder”, complementou.

O Fórum é composto, entre outros órgãos e entidades, por representantes do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária (Semsc), Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria de Estado da Defesa Social (Sedes), Sindicato dos Policias Civis de Alagoas (Sindpol), Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Maceió (CMM).


Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate