Unicafes busca inclusão de jovens e mulheres na agricultura familiar de Alagoas

Unicafes busca inclusão de jovens e mulheres na agricultura familiar de Alagoas

“É o sentimento de inclusão. O evento de hoje não é só a constatação de que nós, jovens e mulheres, estamos sendo reconhecidos pelo nosso trabalho, mas de que estamos ganhando cada vez mais espaço dentro da Agricultura Familiar”.

Essas são as palavras da agricultora familiar Fabiana Costa, jovem de 25 anos, integrante da Cooperativa dos Produtores Rurais de Alagoas (Cooperal) e da Cooperativa de Crédito Rural do Agreste Alagoano (Coopcral), que esteve presente no I Curso de Empoderamento de Jovens e Mulheres Cooperativistas de Alagoas. Promovido pela União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Alagoas (Unicafes-AL), o encontro ocorreu durante todo esta quinta feira, 30, no Polo Agroalimentar de Arapiraca.

Contando com a presença de mais 60 integrantes das cooperativas rurais do Estado, a manhã do evento foi marcada por palestras de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que abordaram discussões acerca de políticas públicas, de acesso à terra e de investimentos.

Para o secretário de Juventude da Unicafes Nacional, Antonino Cardoso, o curso não só possibilita o acesso à informação, como também permite o fortalecimento da autonomia dos jovens agricultores na busca por mudanças dentro da área.

“Hoje, cerca de 19,5 milhões de famílias estão cadastradas na Conab. Com a socialização dessas informações, acontece a construção de um entendimento acerca dessas políticas que são de direito delas. E é, através de bases como essa, que eles podem se organizar e se articular. E é assim que as mudanças realmente acontecem”, explica Antonino.

Durante a tarde, os presentes no curso puderam realizar uma troca de experiências a respeito da dificuldade da inserção de mulheres e jovens dentro da agricultura familiar, além de palestras sobre o projeto do Governo Federal Territórios da Cidadania, que tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

O evento continuará nesta sexta-feira, a partir das 9h, no Polo Agroalimentar de Arapiraca. Será o I Seminário Estadual de Redes de Comercialização Institucional do estado, com palestra ministrada por Hétel Leepkaln dos Santos, coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social, e pela superintendente da Conab, Kelma dos Santos Cruz.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate