Hemoal recebe Certificado de Proeficiência do Ministério

De 90 hemocentros avaliados, apenas 3,39%, incluindo o alagoano, alcançaram 100% de acertos na avaliação sorológica
Hemoal recebe Certificado de Proeficiência do Ministério

Em função do alto nível de qualidade dos serviços hemoterápicos disponibilizados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) recebeu o Certificado de Proeficiência. O título, que é concedido a um seleto grupo de hemocentros brasileiros, é resultado da obtenção de 100% de acertos no Programa de Avaliação Externa da Qualidade (PAEQ) em Sorologia, realizado anualmente pela Coordenação Nacional de Sangue e Hemoderivados.

Isso significa dizer que os resultados dos exames sorológicos realizados nas bolsas de sangue coletadas pelo Hemoal apresentam exatidão e confiabilidade. Assim, todo o sangue liberado para atender a demanda transfusional dos hospitais e maternidades públicas de Alagoas apresenta garantia de qualidade, assegurando o pronto restabelecimento dos pacientes que recebem transfusões sanguíneas.

De acordo com as considerações finais do Boletim do Programa de Avaliação da Qualidade, 90 serviços de hemoterapia brasileiros foram avaliados e apenas 3,39% deles apresentaram 100% de acertos. Isso comprova que o Hemoal apresentou 100% de desempenho satisfatório na avaliação prática e 100% de participação na avaliação teórica.

“É com grande satisfação que estamos encaminhando o Relatório da Nona Avaliação Teórica Externa da Qualidade, em qual o Hemoal apresentou 100% de acertos na avaliação do (PAEQ). Essa certificação é importante porque aponta o nível de excelência do hemocentro e evidencia para a gerência da unidade um direcionamento para manter o nível de aperfeiçoamento da equipe multidisciplinar”, evidencia a nota relativa às considerações finais do Boletim do PAEQ.

Ao receber o certificado, assinado pelo gestor da Coordenação Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, João Paulo Baccara, a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, ressaltou a relevância da certificação para a Hemorrede Pública de Alagoas. Isso porque, de acordo com ela, o atestado de qualidade emitido pelo Ministério da Saúde comprova que, além de possuir laboratórios de última geração, que atendem as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o órgão dispõe de uma equipe técnica devidamente capacitada e comprometida.

“Esta é quinta vez consecutiva que o Hemoal recebe o Certificado de Proeficiência, o que mostra que estamos no caminho no caminho certo para a certificação da ISSO 9001. Esse título envaidece a toda a equipe multidisciplinar do nosso hemocentro e deve ser comemorado por todos os alagoanos, principalmente pelos usuários do SUS, que têm a certeza de receberem sangue e hemocomponentes que atendem as diretrizes da Política do Sistema Nacional de Saúde (Sinasam)”, ressaltou a diretora do Hemoal.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate