Seplag apresenta modelo de qualidade no âmbito do Poder Executivo

Seplag apresenta modelo de qualidade no âmbito do Poder Executivo

Dando continuidade ao processo de disseminação de seu sistema de gerenciamento da qualidade, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) apresentou, nessa semana, ao Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) as principais diretrizes do modelo de Gestão da Qualidade adotado pela pasta.

Na ocasião, a superintendente de Modernização da Gestão, Adriana Maia, se reuniu com representantes do órgão e apresentou os métodos e ferramentas utilizadas no gerenciamento da gestão de qualidade da Seplag.

“O sistema de qualidade é baseado em um processo de melhoria contínua, ou seja, de aperfeiçoamentos. Por este motivo, a adequação à norma ISO não serve unicamente para a melhoria do funcionamento da instituição, mas sim, de todo ambiente de trabalho”, explica Adriana Maia.

Atualmente, uma das metas da Seplag é realizar a disseminação do seu modelo de gestão da qualidade para que outros órgãos estaduais possam se adequar a um sistema de excelência que melhore a vida da população alagoana.

Implementação da Gestão da Qualidade
Na última segunda-feira (13), as secretarias de Estado da Comunicação (Secom), do Trabalho e Emprego (Sete), da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), de Política sobre Drogas (Sepod) e da Defesa Social e Ressocialização (Sedres), além da Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp), da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) participaram da primeira reunião com orientações sobre a implementação de um sistema colaborativo de gestão da qualidade.

Nesta segunda-feira (20), o grupo de secretarias e órgãos do Estado reuniram-se novamente para a apresentação do segundo módulo de disseminação do modelo de Gestão da Qualidade, com foco na “Responsabilidade da Direção”.

A partir de agora, o Detran/AL se juntou aos órgãos para receber as orientações de implementação. No total, serão apresentados 12 módulos até fevereiro de 2016. Em novembro do ano que vem, as instituições devem passar por uma auditoria interna para ratificar o que foi implantado.

Recertificação

Recentemente, após ser recomendada à certificação da NBR ISO 9001:2008, a unidade de Planejamento da Seplag recebeu o certificado que recertifica o modelo de gestão gerido na instituição. O documento é fruto de uma auditoria externa realizada em maio pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

“O sucesso de uma organização depende de seu sistema de gestão da qualidade. E é justamente por este motivo que outros órgãos também precisam se adequar ao modelo. A otimização de processos e a melhora contínua já fazem parte dos princípios da Seplag. Agora, a meta do governo é criar uma gestão eficaz que beneficie não só o Estado, mas todo o povo alagoano”, finaliza a superintendente de Modernização da Gestão, Adriana Maia.

Agência Alagoas

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Redação

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