Motoristas de Maceió serão multados por imagens de câmera, diz SMTT

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2015/07/smtt-multa.jpgMotoristas de Maceió serão multados por imagens de câmera, diz SMTT

No primeiro semestre de 2015, os agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió aplicaram 40 mil autuações a condutores da capital, revela reportagem do Gazetaweb de 18 de julho (acesse a reportagem na íntegra aqui).

O número de autuações a motoristas que trafegam na capital tendem a aumentar fortemente em 90 dias, quando a SMTT passará a usar câmeras de videomonitoramento para multar condutores.

A informação foi antecipada ao blog pelo superintendente da SMTT de Maceió. Tácio Melo confirma que já iniciou o processo para compra e instalação de novas câmeras e que o sistema deve operar dentro de 90 dias.

O objetivo, explica, não é aumentar o número de multas, mas educar os motoristas: “antes da implantação do novo sistema faremos campanhas educativas. Não queremos multar, queremos que os condutores respeitem o código nacional de trânsito”.

A decisão de aplicar multas por imagens de câmeras se tornou possível, explica Tácio, a partir da publicação da Resolução 532/2015, do Denatran, que altera a Resolução 471/2013, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Até a publicação desta resolução, no dia 17 de junho passado, a fiscalização por imagens de câmeras só era autorizadas em rodovias e estradas. A partir de agora este tipo de fiscalização passa a ser permitido em todas as vias. Mas para isso é necessário que seja feita a sinalização indicativa de fiscalização.

O superintendente da SMTT acredita que o uso das imagens de câmeras será útil para “educar” o motorista que só costuma respeitar as leis na presença dos agentes de trânsito, cometendo infrações, com riscos à segurança de pedestres e de outros condutores, na ausência ausência da fiscalização.

“Vamos implantar o sistema, inicialmente, nos principais corredores de transportes. O que esperarmos é que o novo sistema sirva para educar os condutores, porque nosso objetivo não é aplicar multas”, reforça.

Veja a resolução:

denatran

 

 

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate