Sine Maceió ajuda a inserir jovens no mercado de trabalho

Sine Maceió ajuda a inserir jovens no mercado de trabalho

Inserir jovens no mercado de trabalho também é um dos desafios do Sistema Nacional de Emprego (Sine) administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Em parcerias firmadas com empresas, o Sine ajuda jovens a entrar no mercado de trabalho, por meio de programas como o Jovem Aprendiz.

Allison Felismino, de 19 anos, aproveitou a chance há exatamente um ano. Ele conta que procurou o Sine Maceió em julho de 2014 para se cadastrar no banco de vagas e, dois meses depois, recebeu a ligação para participar de uma seleção em um grande hospital de Maceió, onde está até hoje.

“Em julho do ano passado, quando tinha 18 anos, procurei o Sine da Prefeitura de Maceió em busca de um emprego, pois eu queria uma independência financeira e também precisava ajudar minha família. Lembro que tinha umas 20 pessoas na seleção e eu e outra jovem fomos os selecionados. Foi uma conquista muito grande pra mim, pois já tenho uma filha e minha esposa está atualmente desempregada. Só tenho a agradecer o Sine por essa oportunidade”, disse Allison.

Atualmente, trabalhar na área de faturamento do hospital é apenas uma das atividades que o jovem desenvolve. “Além de passar o faturamento para o sistema, duas vezes por semana, eu também trabalho na recepção, organizo documentos como guias e protocolos e ainda auxilio os médicos quando eles precisam. Não tenho o que reclamar do meu emprego. Eu amo o que faço aqui e está sendo um aprendizado enorme”, disse o jovem aprendiz.

Mas, antes de conquistar seu primeiro emprego, Allison contou que fez diversos cursos. “Acredito que buscar capacitação faz a diferença. Com meus conhecimentos, por meio de cursos que eu já tinha feito e com a ajuda dos profissionais que trabalham comigo, já desenvolvo meu trabalho com segurança”, acrescentou.

Tímido, mas com uma grande competência e determinação, Allison pretende cursar a faculdade de Direito. Ele está terminando o ensino médio e divide seu tempo entre os estudos e o trabalho.

Jovem Aprendiz

Por meio do Jovem Aprendiz, é possível dividir a geração de renda com o tempo para os estudos. Em 2000, a Lei 10.097,1 ampliou o trabalho de aprendizes para os jovens de 14 a 24 anos, que ganharam a oportunidade de aprender uma profissão durante o período escolar. Agora, todas as empresas de porte médio e grande são obrigadas a contratar no mínimo 5% e no máximo 15% de aprendizes do número total de empregados nas funções que exijam formação de nível básico.

De acordo a diretora de Trabalho e Emprego da Semtabes, Vanessa Beltrão, de janeiro a junho deste ano mais de 100 jovens aprendizes foram inseridos no mercado de trabalho em Maceió. “As vagas para o Jovem Aprendiz são abertas sempre que as empresas solicitam e este ano nós já encaminhamos para o mercado de trabalho mais de 100 jovens”, disse.

Vanessa Beltrão disse ainda que o maior desafio do jovem é encontrar um trabalho que o garanta seus direitos. “Hoje um dos maiores desafios dos jovens é encontrar uma oportunidade que o valorize enquanto pessoa e estudante, para que o mesmo possa ter a confiança de ser um bom profissional no futuro”, completou a diretora.

Sine Maceió

O Sistema Nacional de Emprego é um programa do Governo Federal voltado para facilitar a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho e tem o intuito de disponibilizar serviços gratuitos como intermediação de mão de obra, orientação profissional, seguro desemprego e qualificação social e profissional.

Os interessados em ingressar no mercado de trabalho por meio do Jovem Aprendiz podem procurar o Sine Maceió, que fica ao lado da CBTU, no Centro, munidos de CPF, RG, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e certificados de cursos, caso tenha. O Sine Maceió funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.


Ascom Semtabes

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate