Até novembro, 96 famílias serão contempladas com novas casas

Obra retomada pelo Governo do Estado e Prefeitura contará com mais de 1. 500 novas unidades habitacionais no Vale do Reginaldo
Até novembro, 96 famílias serão contempladas com novas casas

Até o final de novembro deste ano, 96 famílias do Vale do Reginaldo serão contempladas com novas casas. A ação faz parte das obras de reurbanização do Vale, que se estende por mais de 6 km, numa parceria do Governo Federal, do Estado e Prefeitura de Maceió.

A grande obra baseia-se na reurbanização do vale, levando à população saneamento, moradia, escolas, postos de saúde, praça pública, entre outros benefícios. Para a execução, é necessária a desapropriação através do Aluguel Social ou de indenização pelo imóvel.

O Aluguel Social consiste no pagamento mensal de uma quantia àquela família que deixou sua residência e passou a morar em outra localidade para que a obra fosse realizada. Depois, as famílias voltam para as novas unidades habitacionais construídas. Já a indenização é quando o Estado paga pela desapropriação do imóvel.

Todas as famílias do Vale do Reginaldo já foram cadastradas. Algumas não terão que desapropriar suas residências de origem e passarão por melhorias habitacionais: pinturas, construção de laje, implantação de eletricidade, entre outros. Ao todo, 104 casas já passaram pelas reformas, com o investimento de mais de R$ 1 milhão, proveniente do Ministério das Cidades.

Edmê Sônia Maciel, moradora do Conjunto Melo Costa, foi uma das contempladas com a reforma da casa. Segundo ela, o serviço foi rápido e muito bem feito. “Há mais ou menos dois meses trocaram toda parte de madeira, telha e fiação da minha casa, além da pintura. Foi tudo muito rápido. Gostei muito, pois minha casa estava realmente precisando dessa reforma”, disse Edmê. “Aqui onde eu moro, todas as casas foram reformadas”, completou.

Os contemplados com as novas residências farão parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, totalizando 1.648 novas unidades em todo Vale.

Além da parte habitacional, o Governo do Estado também é responsável pela contenção das encostas. A solução técnica para evitar desabamentos na área foi usar o sistema de solo grampeado: o processo consiste em colocar vegetação e uma rede protetora, grampeando toda área de encosta; fazer a reconstituição com terra, se caso tiver área vítima de desabamento, sem usar maquinário pesado.

Sonho

Para a secretária de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Aparecida Machado, essa obra é a concretização de um sonho tão esperado por essa comunidade. “Para que essa concretização seja possível, tivemos que repensar a execução do projeto, porque é uma obra que contempla várias obras. Dessa forma, dividimos em áreas de aproximadamente 1,5 km e cada área vamos caminhando em conjunto com as obras da Prefeitura e executando tudo que compreende nessa faixa como: desapropriações, novas moradias, encostas, equipamentos comunitários e a Prefeitura segue com o esgotamento sanitário, iluminação, água, energia e vias”, explicou

Confira aqui animação ilustrativa da obra.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate