Seminário de fruticultura capacita produtores do Vale do Mundaú

Seminário de fruticultura capacita produtores do Vale do Mundaú

Cerca de 130 representantes e envolvidos no segmento de Fruticultura em Alagoas participaram, nesta quinta-feira (16), do 1º Seminário de Fruticultura no Vale do Mundaú, no município de União dos Palmares. O evento é promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Sebrae, por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú.

O Seminário segue até esta sexta-feira (17) e será encerrado com a realização de um Dia de Campo na Comunidade Amoras, no município de Santana do Mundaú.

Com o intuito de possiblitar o aperfeiçoamento das práticas em eixos como o manejo do sistema de produção, marketing, comercialização e cultura orgânica, o encontro permitiu a aproximação entre o produtor do campo e os profissionais da área técnica, que, através de pesquisas e experiências aplicadas à área, fomentam o desenvolvimento da produção agrícola.

Com potencialidades identificadas na produção de citros e banana, a região do Vale do Mundaú oferta, atualmente, frutas com certificação orgânica, reconhecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como o produto laranja lima in natura, sucos, doce cristalizado da casca da laranja e frutas desidratadas.

Para a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório, a realização do seminário tem o objetivo de suprir as possíveis necessidades dos produtores.

“Sabemos da carência em conhecimentos técnicos existente entre nossos produtores. Oportunidades como essa representam a conquista de mais conhecimento, possibilitando a introdução dos agricultores no cenário de inovação tecnológica e possibilidade de mercado, sendo uma conquista para toda região”, afirmou Valdelane Tenório.

Capacitação

Ao iniciar a programação, os participantes receberam uma palestra sobre o Manejo Orgânico da Citricultura. Ministrado pelos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Augusto César e Cícero Cartaxo, o painel apresentou inovações acerca da qualidade genética dos produtos, além de apresentar um panorama geral sobre o consumo e comercialização de alimentos orgânicos no Brasil, destacando o número de 157% de crescimento na produção orgânica nos últimos dez anos.

Segundo o presidente da Associação Agroecológica do Vale do Mundaú (Ecoduvale), Inácio Francino Silva, os números demonstram a importância do trabalho e investimento em produtos seguros e livres de agrotóxicos.

“Conhecer essas pesquisas nos mostra que estamos no caminho certo, produzindo alimentos naturais e que priorizam um consumo consciente e saudável para a população. Entendemos que nosso trabalho é compartilhado por todo Brasil e, por isso, precisa de maiores investimentos e visibilidade”, ressaltou.

Destacando a função econômica da produção agropecuária e a capacidade do segmento na potencialização da atividade turística local, a superintendente de Turismo da Sedetur, Natália Cordeiro, apresentou o painel Produtos do APL como Oportunidade de Negócio na Atividade Turística de Alagoas, com foco na potencialização dos produtos típicos da localidade.

Nesse sentido, a produção do Arranjo Fruticultura no Vale do Mundaú poderá funcionar como atrativos naturais e autênticos da região, ao agregar valor às experiências turísticas dos visitantes. Para que os produtos cheguem aos turistas, é necessário estabelecer um trabalho de parceria entre os produtores e os hotéis, pousadas, bares e restaurantes e demais estabelecimentos comerciais.

A Importância da Análise de Solo e de Folhas na Citricultura e Bananicultura também foi um dos temas discutidos na ocasião, com painel ministrado pelo professor Gilson Moura Filho.

Além de produtores do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, esteve presente o Arranjo Produtivo Local Fruticultura no Agreste, representantes de cooperativas, associações, e estudantes do curso de Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), do campus do município de Murici.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate