Inmeq divulga dados sobre fiscalizações em distribuidoras de gás de cozinha

Inmeq divulga dados sobre fiscalizações em distribuidoras de gás de cozinha

As distribuidoras responsáveis pelo fornecimento do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha, passaram mais uma vez pelo crivo do Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq), que avalia as condições do produto para comercialização.

Os dados do relatório apresentado, nesta quinta-feira (16), mostram que as empresas em Alagoas atenderam a todos os requisitos estabelecidos pelo Inmetro. Segundo o instituto, o índice de reprovação nacional do GLP é de 7,4%.

O departamento de avaliação de conformidade do Inmeq é responsável por verificar esse produto, que possui certificação obrigatória. Entre as exigências está a presença do selo do Inmetro, informações sobre o uso e armazenamento, data de validade do cilindro e dos componentes. Os técnicos avaliam ainda se o botijão apresenta alguma deterioração que possa prejudicar sua integridade e acarretar em acidentes com o consumidor.

De acordo com os técnicos em conformidade, o selo do Inmetro garante que o item passou por testes de resistência e qualidade em laboratórios, que asseguram sua utilização. Os agentes ressaltam ainda, que é preciso verificar as condições das mangueiras e registros utilizados para fazer a ligação do botijão.

O Inmeq alerta que o consumidor deve prestar atenção nestas informações essenciais na hora da compra; caso desconfie de produto entre em contato com a ouvidoria do órgão, através do número 0800 – 284 – 1664 para realizar uma denúncia.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate