IMA divulga condições das praias localizadas na costa alagoana

Relatório apresenta os trechos considerados próprios e impróprios para banho
IMA divulga condições das praias localizadas na costa alagoana

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga nesta sexta-feira (17) o relatório de balneabilidade de 61 trechos de praias em toda a costa de Alagoas. As amostras analisadas indicam que há 30 locais considerados impróprios e outros 31 classificados como próprios. A definição é feita com base no que recomenda a Resolução nº 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

A equipe do laboratório de estudos ambientais realizou as coletas entre os dias 14 e 15, quando houve incidência de chuvas.

No Litoral Norte, desde Paripueira a Maragogi, foram verificados 22 pontos e 11 deles estão impróprios para banho. Eles estão localizados em Paripueira, Rio Tatuamunha, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.O Litoral Sul tem registrado os melhores índices, dos 19 trechos onde foram coletadas amostras, apenas três devem ser evitados pelos banhistas: Atalaia – na Barra de São Miguel, Rio Niquim e Praia do Saco – em Marechal Deodoro.

Em Maceió foram analisadas amostras de 20 pontos e 16 deles também estão considerados impróprios. As quatro melhores praias estão localizadas na Região Norte, são elas: Guaxuma, Garça Torta, próximo à foz do rio Pratagy e Mirante.

A classificação quanto à própria e imprópria para banho é determinada pela resolução do Conama, que estabelece como parâmetro o resultado das análises encontradas em 80% de cinco amostras consecutivas e com base no critério da presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes (fecais) por 100mL da amostra de água coletada.


Ascom IMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate