Em reunião, governadores do Nordeste discutirão ciência e tecnologia

Em reunião, governadores do Nordeste discutirão ciência e tecnologia

Pela primeira vez, presidentes de fundações de amparo à pesquisa do Nordeste reuniram-se para tratar de assuntos de interesse comum da região. A reunião aconteceu na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), nesta quinta-feira (16), e serviu de preparação para o 4º Encontro de Governadores do Nordeste, que ocorre nesta sexta em Teresina e que tem na pauta assuntos da área de ciência e tecnologia.

O governador Renan Filho, o secretário Pablo Viana, da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o ministro da pasta, Aldo Rebelo, participam dos eventos, que contam também com a presença do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), e do diretor científico da instituição, João Vicente Lima.

O objetivo do encontro, organizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), foi a proposição de linhas de pesquisa comuns aos estados nordestinos para a captação de mais recursos dos órgãos federais. A proposta será encaminhada aos respectivos secretários estaduais que se reúnem, na sequência, com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Segundo o presidente da Fapeal, Fábio Guedes, todas as linhas de pesquisa selecionadas envolvem temas comuns aos estados nordestinos, como segurança pública, energia, mobilidade urbana, recursos hídricos, semiárido e pobreza. “Definimos essas linhas e a partir delas poderemos angariar recursos junto a instituições que podem financiar a pesquisa e ajudar as fundações a enfrentarem as dificuldades de repasse das agências federais”, colocou.

Para o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, o encontro dos presidentes das faps foi um ganho positivo na organização das Fundações na busca conjunta de recursos. “Elegemos cinco linhas de pesquisa prioritárias para fazer um projeto conjunto e buscar mais recursos para a ciência, tecnologia e inovação nas agências de fomento regionais, nacionais e internacionais”, explicou. Francisco Guedes disse ainda que embora o momento seja difícil para o país, também há oportunidades de unir ideias e conseguir novas fontes de financiamento.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate