Viveiro Municipal produz cerca de 8 mil mudas por mês

Viveiro Municipal produz cerca de 8 mil mudas por mês

As árvores e plantas que ornamentam as praças, mirantes e canteiros centrais na cidade de Maceió são produzidos em uma Sementeira. Com uma extensão de 2.400 metros quadrados de área, localizado dentro do Parque Municipal, no bairro do Bebedouro, está o Viveiro Municipal. A Sementeira e o Viveiro são administrados pela Secretaria Municipal de Proteção do Meio Ambiente (Sempma).

O cuidado com as espécies produzidas no viveiro fica sob a responsabilidade de dois agrônomos e oito jardineiros. Uma das maiores precauções dos profissionais é o controle de pragas, além de identificar, catalogar e exterminar os invasores. Depois da análise cautelosa em cada muda, ela é liberada para ser plantada em algum dos jardins da capital.

São produzidas, em média, oito mil mudas por mês. Todo o processo é feito por meio do reaproveitamento de sementes colhidas nos principais logradouros públicos e ramificações de plantas do próprio Parque Municipal. Cerca de 90% de todas as mudas plantadas pela Prefeitura de Maceió são de origem deste viveiro. Para José Rubens, coordenador de Parques e Jardins da Sempma, o trabalho em campo no plantio de novas plantas e árvores só é possível por conta desse espaço.

“O Viveiro é o nosso berçário. A grande maioria das plantas que são colocadas em praças, mirantes, canteiros e adoções em Maceió, são provenientes deste espaço. Isso também só é possível graças à integração das pessoas envolvidas no trabalho”, destacou o coordenador.

Uma das funções atribuídas ao viveiro é a doação de mudas para a população. O cidadão maceioense que queira plantar uma árvore, pode procurar o viveiro: os técnicos doam e orientam sobre a melhor forma de plantio. O horário de funcionamento do viveiro municipal é de 8h da manhã até às 14h.

Há 26 anos com amor

Dona Maria Basílio trabalha no Viveiro Municipal há 26 anos, como jardineira. Ela conta que trabalhar com a natureza a faz esquecer dos problemas e que é com amor que ela acorda todos os dias para cuidar das plantas que cultiva. Maria coloca as sementes nos saquinhos pretos junto com a compostagem e observa o crescimento da nova muda de planta ornamental ou árvore de pequeno, médio ou grande porte que ajudou a germinar.

Ela diz que ver a “plantinha” crescendo faz perceber o quanto é gratificante o seu trabalho e reforça que as pessoas não maltratem as plantas, porque elas são seres humanos. “Cada raminho, cada galho por mais frágil que possa parecer, tem o seu papel para a planta. Eu amo o meu trabalho. Eu me sinto muito bem, muito feliz quando eu imagino que aquela semente que eu plantei vai crescer e será uma boa árvore para ser plantada na cidade”, relata.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate