Adeal vacina bezerras contra brucelose, em Minador do Negrão

Vacinação coletiva reuniu dez pequenos agricultores familiares de Minador do Negrão
Adeal vacina bezerras contra brucelose, em Minador do Negrão

Bezerras com idade de três a oito meses foram vacinadas contra a brucelose, nesta terça-feira, 14, no Sítio Juazeiro, zona rural do município de Minador do Negrão. A vacinação coletiva, que reuniu dez pequenos agricultores familiares da região, foi realizada por fiscais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), órgão vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura de Alagoas.

“Trouxe apenas duas bezerras que estavam na idade de vacinar. Com isso, garanto que meus animais estarão livres da brucelose e asseguro a saúde do meu rebanho. Faço a vacinação todos os anos”, afirmou o agricultor Francisco Oliveira, que tira o sustento da família com a venda do leite produzido na propriedade rural.

A iniciativa da Adeal teve o propósito de incentivar a vacinação contra a brucelose em Alagoas, cuja campanha será realizada durante todo o ano.
“O nosso objetivo é que todo o rebanho alagoano de bezerras de três a oito meses seja vacinado contra a brucelose. A exemplo da aftosa, ela é obrigatória. Mas o criador vem cumprindo com as suas obrigações, vacinando os animais”, afirmou Marcelo Lima, diretor-presidente da Adeal.

Segundo ele, nos dias 21, 22 e 23 deste mês o órgão de defesa agropecuária promoverá reuniões com veterinários oficiais e com os credenciados com a finalidade de incentivar a vacinação no Estado. Os encontros serão realizados, respectivamente, nas cidades de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema.

De acordo com o fiscal agropecuário/médico veterinário da Adeal, Gustavo Galindo, por se tratar de uma vacina “viva”, ela só pode ser aplicada por veterinários ou vacinadores habilitados. “Por oferecer risco de contaminação, o manuseio e aplicação da vacina só deve ser feito por pessoal devidamente qualificado”, afirmou.


Ascom Adeal

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate