Dia de Campo passa orientações sobre formação e manejo de pastagens

Dia de Campo passa orientações sobre formação e manejo de pastagens

O secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, participou nesta quinta-feira (9), no município de São Sebastião, de mais um Dia de Campo com representantes do setor agropecuário alagoano. Nesta edição, promovida pela Rural Produtos Agropecuários, empresa parceira da Seapa, os produtores receberam orientações e tiraram dúvidas sobre condução, formação e manejo de pastagens.

Os esclarecimentos foram prestados pelo renomado consultor Adilson Aguiar, especialista em técnicas de preparação de terrenos para pecuária. Aguiar respondeu questionamentos dos participantes e passou parte de sua experiência na formação de áreas de pastagem.

No segundo momento, o anfitrião do encontro, Lourival Ferreira, proprietário da Fazenda Padre Cícero, local onde o Dia de Campo foi realizado, demonstrou o processo utilizado por ele na substituição do plantio da cana-de-açúcar pelo milho, com o pasto consorciado.

O superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seapa, Hibernon Cavalcante, apontou os benefícios da técnica. “A integração entre lavoura e pecuária apresenta ótimos resultados, uma vez que gera um solo fértil para o plantio, já adubado e mais produtivo”, observou.

Diversificação

A atividade apresentada em São Sebastião tem sido uma alternativa encontrada pelos produtores de cana para a atual crise vivenciada pelo setor agroenergético. A diversificação da produção alagoana vem sendo destacada pelo secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, como saída para minimizar os efeitos da crise no Estado.

“Há 10 anos, os estados de Alagoas e Sergipe produziam 100 toneladas de milho cada. Hoje, Alagoas produz por volta de 20% deste volume. Já o Estado vizinho, produz cerca de 1.000 toneladas. Temos hoje a determinação do governador Renan Filho para ampliarmos a produção do milho e de outras culturas no Estado e temos aqui um bom exemplo de como isso pode ser feito, garantindo emprego e gerando renda”, alertou o secretário.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate