Serviços bancários e de telefonia lideram lista de reclamações no Procon

Serviços bancários e de telefonia lideram lista de reclamações no Procon

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) realizou um levantamento das dez empresas mais acionadas durante o primeiro semestre de 2015. As firmas que lideram o topo da lista prestam serviços bancários e de telefonia, é o que aponta o Sistema de Informação Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec).

De janeiro a junho, o órgão recebeu 17.734 reclamações de consumidores insatisfeitos. Ocupando a primeira posição do ranking das empresas mais acionadas, a Claro S.A. aparece com 690 reclamações. Logo em seguida, Caixa Econômica Federal apresenta 652 ocorrências. Na terceira colocação, TNL PCS S/A contabiliza 525 reclamações.

Segundo o coordenador da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, Leônidas Dias, a maioria das reclamações nas empresas é referente a práticas abusivas, vendas casadas, cobranças indevidas. “As lojas de varejo também se destacam no ranking, principalmente por atraso da entrega da mercadoria, ou vício de produto”, complementa.

SINDEC v.1.5.9
Ranking de Fornecedores no Atendimento/Reclamação
Período: 01/02/2015 a 30/06/2015

EMPRESA
TOTAL
%
CLARO S.A
690
3,89
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
652
3,68
TNL PCS S/A
525
2,96
TELEMAR NORTE LESTE S/A
522
2,94
TIM NORDESTE S/A
515
2,90
BANCO ITAU BBA S.A
457
2,58
SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA
440
2,48
VIA VAREJO S/A
401
2,26
BANCO BRADESCO AS
391
2,20
NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇAO S/A
371
2,09

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Redação

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