Governo debate medidas para operacionalizar polos agroalimentares

Governo debate medidas para operacionalizar polos agroalimentares

Os titulares das pastas de Agricultura e Ciência e Tecnologia, Álvaro Vasconcelos e Pablo Viana, estiveram reunidos na terça-feira (8), na sede da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) para debater estratégias de operacionalização dos polos agroalimentares instalados nos municípios de Batalha e Arapiraca. A reunião serviu para alinhar a pauta do encontro marcado desta quinta (9), na unidade de Arapiraca, quando os dois secretários vão se reunir com pesquisadores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (ICTAL) e representantes da iniciativa privada para discutir medidas concretas para a gestão dos dois complexos.

Durante a reunião desta terça, o secretário de Ciência e Tecnologia ressaltou a parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura na definição de estratégias para o funcionamento dos polos agroalimentares. “Estamos trabalhando em conjunto para identificar os gargalos e buscar soluções que possibilitem o funcionamento pleno dos dois polos. Queremos que essas duas instalações sirvam como catalisadores de esforços e como um elo entre o setor produtivo e o conhecimento gerado pelas universidades, para benefício da população”, explicou Pablo Viana.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, a operacionalização dos polos terá importância fundamental no suporte técnico aos projetos desenvolvidos nas áreas irrigadas pelo Canal do Sertão. “Estamos definindo os papéis de cada secretaria na gestão dos polos. Esse é um trabalho de amadurecimento que vai gerar resultados em breve. Com as unidades, teremos as condições ideais para atrair investidores para o Canal do Sertão, e isso é uma determinação expressa do governador Renan Filho: o esforço concentrado na atração de investimentos que gerem emprego, renda e aumentem a produção rural, com atenção especial para as áreas atingidas pelo Canal”, disse o secretário.

“Vamos estudar as saídas jurídicas e identificar a melhor maneira de colocar essas instalações para funcionar a pleno vapor. Hoje, temos parte da estrutura do polo de Batalha já atuando e uma cooperativa instalada no de Arapiraca. Existe a possibilidade de uma Parceria Público-Privada para capitalizar os dois complexos, mas tenho certeza de que, com a demonstração de maturidade do governo, os recursos vão surgir”, avaliou Álvaro Vasconcelos.


Ascom Seapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate