Escolas municipais recebem ações de combate à dengue

Escolas municipais recebem ações de combate à dengue

Nessa segunda-feira (06), o Comitê Municipal de Mobilização Integrada para o Controle da Dengue e Riscos Ambientais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a segunda edição do projeto “Escola Alerta: não tem dengo com a dengue”, com alunos da Escola Municipal José Carneiro (Farol). A iniciativa objetiva desenvolver ações integradas entre os vários órgãos municipais para o combate e prevenção da doença e promoção da saúde ambiental. A primeira edição ocorreu na Escola Deraldo Campos (Cidade Universitária).

O projeto traz a proposta de intervenção nas escolas da Rede Municipal de Maceió, por meio de ações pedagógicas com a comunidade escolar no que diz respeito ao combate à dengue e promoção da saúde ambiental, identificando os focos do mosquito nas escolas e entorno, mobilizando a comunidade escolar e as famílias e reconhecendo hábitos diários de prevenção. São parceiros da iniciativa, a SMS e a Superintendência de Limpeza Urbana (Slum).

Este ano, 12 escolas municipais serão contempladas com a ação, que está dividida em três momentos: visita técnica para sensibilização dos funcionários com palestra sobre Dengue, “Dia Escola Alerta”, quando a unidade recebe profissionais das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente, e da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió, que vão ofertar oficinas ao longo dos dois turnos e culminância do projeto com a socialização dos produtos desenvolvidos pelos alunos.

Eloana Lopes, assistente social e integrante da coordenação do projeto e técnica do Departamento de Programas Especiais da Semed, informou que devido ao fortalecimento das parcerias, o projeto também agrega oficinas de outras endemias, como Roedores e Escorpiões e Enteroparasitose, e vem servindo com elo entre as escolas e os parceiros envolvidos.

“Dentre estas oficinas estão a confecção de armadilhas para captura do mosquito (Aedes aegypti), realização de pintura e jogos educativos e exibição de vídeos. Oevento conta ainda com a limpeza do entorno da escola pelos profissionais da Slum e visita técnica dos agentes de endemias na escola e nas casas circunvizinhas”, afirmou Eloana.

Nesse primeiro momento, serão contempladas as Escolas Orlando Araújo, Deraldo Campos, Higino Belo, José Carneiro, Manoel Coelho, Brandão Lima, Dom Miguel, Marcos Soriano, Anne Lyra, Frei Damião, Aurélio Buarque e Tobias Granja.

Ascom SMS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate