Governo do Estado debate arrendamento de usina inativa por cooperativa

Governo do Estado debate arrendamento de usina inativa por cooperativa

O arrendamento da usina Uruba pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Vale de Satuba (Coopvale) foi tema de debate realizado nesta quinta-feira (2), na sede da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), no bairro do Jaraguá, em Maceió. O processo recebeu o apoio do secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, que participou do encontro representando o Governo do Estado.

A usina Uruba, localizada no município de Atalaia, fechou as portas há cerca de três anos, deixando quase dois mil trabalhadores desempregados e uma dívida de aproximadamente R$ 18 milhões junto a seus antigos fornecedores. Entre os credores da Uruba estão os 21 integrantes da Coopvale, criada em junho de 2014. Segundo o empresário Glaube Tenório, diretor da cooperativa, o processo de arrendamento está em fase de conclusão pelo Poder Judiciário. O grupo busca agora financiamento para adquirir uma quantidade de cana que torne viável a reabertura da unidade.

“Temos 310 mil toneladas de cana e precisamos de 700 mil toneladas para colocar a usina em funcionamento depois que for concluído o processo na Justiça. No total, a usina tem capacidade para moer 1,1 milhão de toneladas por safra”, explicou Tenório, lembrando que a Coopvale tem pressa em concluir o arrendamento, uma vez que o período de moagem da cana em Alagoas tem início no mês de setembro.

Na avaliação do secretário Álvaro Vasconcelos, a força demonstrada pela Coopvale aumenta as chances da entidade na negociação com as instituições financeiras para adquirir o capital de giro necessário, que, segundo o presidente da cooperativa, Túlio Acioly, foi calculado em R$ 10 milhões. “Eu me disponho a intermediar as conversas com o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste. A Coopvale é nova, mas já demonstrou sua força. A reabertura da usina representa postos de trabalho e circulação de renda, e o governo dará todo o apoio para que isso aconteça”, declarou Álvaro Vasconcelos.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate