Organização Pan-Americana de Saúde quer incrementar o Mais Médicos em Alagoas

Organização Pan-Americana de Saúde quer incrementar o Mais Médicos em Alagoas

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) visita o Estado de Alagoas pela primeira vez. A interlocução com os gestores locais visa identificar possibilidades de incrementar o Programa Mais Médicos nos municípios alagoanos. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (02), com a secretária adjunta do Estado da Saúde, Rosimeire Rodrigues.

O coordenador regional do Programa Mais Médicos/NE da Opas, Glauco Oliveira, esclareceu que, inicialmente, o programa se dedicou ao auxílio e implementação da Atenção Primária e ao provimento de médicos para os municípios mais carentes e afastados. Agora, segundo Oliveira, é momento de incrementar.

“A cooperação técnica diz respeito também, além da logística, à gestão de conhecimento e boas práticas”, frisou o representante da Opas. Isso significa que as boas práticas desenvolvidas servem ainda para catalogar e disseminar o conhecimento como referência a outros gestores.
A secretária adjunta Rosimeire Rodrigues pontuou o programa com bons resultados. “Estamos percorrendo os municípios alagoanos para fortalecer a Atenção Primária e assim temos a oportunidade de conhecer os médicos e ouvir a população”, informou.

Para a diretora estadual de Atenção Básica, Cláudia Cerqueira, em Piranhas está um dos exemplos de experiência exitosa. “No município, temos um médico intensivista que, mesmo não exercendo sua especialidade, garante uma alta resolutividade na própria unidade”, contou Cláudia Cerqueira.

“A nossa proposta é que essa resolutividade seja discutida em equipe, para que o conhecimento seja partilhado entre os profissionais que atuam na unidade de saúde”, acrescentou Glauco Oliveira. Ainda de acordo com ele, nessa primeira visita com proposta de discussão técnica, os profissionais que atuam no município de São Miguel dos Campos estão na agenda de visita desta sexta-feira (03).

Participaram da reunião a também representante da Opas, Maritca Ribaflecha; os representantes de referência descentralizada da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Shirley Araújo e Neymar Oliveira; e os tutores do curso de especialização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Adriano Pedrosa e Juraci Roberto Lima.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate