Estado vai retomar programa de distribuição de sopa para o interior

Estado vai retomar programa de distribuição de sopa para o interior

A distribuição de sopa, em Maceió, já tem previsão para retornar e beneficiar ao menos 16 mil pessoas necessitadas. Nesta terça-feira (30), houve uma reunião com o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Joaquim Brito, técnicos da pasta e representantes de entidades com o propósito de discutir o assunto.

Segundo o secretário Joaquim Brito, a retomada do programa depende apenas de processo licitatório. “A entrega estava suspensa desde o final do ano passado, quando nos foi informado sobre a finalização do contrato com entidades. Além da licitação, nossa equipe está fazendo uma avaliação, desde a organização até a logística. Pois esse benefício deve ser dado a quem realmente precisa,” destaca ele.

A ideia é que as próprias entidades cadastradas façam a sopa. A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) vai viabilizar os recursos para a aquisição dos alimentos. O secretário ressalta a importância do cadastro.

“Diante de solicitações, prorrogamos o prazo de cadastramento das entidades até o dia 12 de julho, o que deve ser feito por meio do CadÚnico [ Cadastro Único para Programas Sociais]. Nossa superintendência de Segurança Alimentar vem se reunindo com as cooperativas para saber a viabilidade da ação. No dia 14 de julho, já teremos uma posição real”, explica Joaquim Brito.

A entidade interessada deve acessar o site da Seades: www.assistenciasocial.al.gov.br e clicar no link que leva o internauta ao CadÚnico. O gestor adianta ainda que a pasta vai criar o Programa Estadual Agenda Família, no qual a distribuição da sopa será uma das atividades contempladas, entre outras ações da área social.

De acordo com Brito, em breve, entidades do interior do Estado, que prestam serviços de acolhimento, poderão receber o benefício da distribuição da sopa. No final de 2014, cerca de 70 instituições estavam cadastradas. A intenção é confirmar esse número para beneficiar o público com renda familiar abaixo de um salário mínimo (geralmente favorecidos com o Programa Bolsa Família).

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate