Faixa azul: binários e Cid Scala melhoram fluxo de veículos

Uma das principais mudanças foi a implantação do sistema de binário
Faixa azul: binários e Cid Scala melhoram fluxo de veículos

No dia primeiro de junho, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió deu início ao funcionamento da nova faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança, nos bairros do Poço e Mangabeiras, respectivamente. A medida já surtiu o efeito esperado e quem anda de coletivo no trecho de pouco mais de 3 km faz agora o percurso em menos tempo, segundo relatos de motoristas das linhas que operam pelo local.

Mas, por outro lado, a implantação da faixa tem deixado alguns condutores de veículos particulares desavisados um tanto confusos e com a percepção de que o fluxo ficou mais devagar. Porém, de acordo com o órgão, houve uma melhora no trânsito com a organização na parte de engenharia de tráfego. E para garantir também o bom fluxo de veículos particulares na região foram realizadas algumas modificações em ruas perpendiculares.

Segundo o assessor especial de trânsito da SMTT, Roberto Barreiros, uma das principais mudanças da região foi a implantação do sistema de binário, composto por duas ruas paralelas que passam a funcionar com sentidos opostos uma da outra, como se fosse uma grande avenida de mão dupla.

“A principal utilidade dos binários é aumentar a capacidade das vias, dando maior fluidez em todo o tráfego de veículos. O ideal é que tenha sempre em torno de 200 a 300 metros, para não prejudicar as pessoas daquele entorno”, explica Barreiros.

As ruas que compõem o sistema de binários nas Avenidas Comendador Leão e Dona Constança são as ruas Inácio Gracindo, Desembargador Márcio Guimarães, a Travessa Dona Constança, as ruas Bacharel Genival Lúcio da Silva, Gregório Fontan Branco, e as avenidas Paulo Falcão, Pretestato Ferreira Machado e Professora Nadyr Maia Gomes Rego.

Outra medida que deu mais celeridade ao trânsito da região é a possibilidade de seguir pela Avenida Cid Scala, via paralela à Avenida Dona Constança. Segundo o assessor, a avenida é uma opção de tráfego muito mais rápido para as pessoas que não desejarem ir a nenhum estabelecimento comercial que existe na Dona Constança. “A Cid Scala não tem obstáculo nenhum e está toda sinalizada, então é uma boa alternativa”, recomenda.

“Agora onde é a faixa exclusiva, antes era uma via que servia somente para estacionamento de veículos particulares. O que simplesmente ocorreu foi no lugar de uma via para estacionamento, que já funciona do lado esquerdo, tem-se uma via para o trânsito de ônibus”, explica o assessor.

Ainda, segundo Barreiros, tendo em vista que a idéia de mobilidade urbana defendida pelo Ministério das Cidades é a de garantir acessibilidade universal à locomoção dentro do espaço público, a nova faixa exclusiva implantada pela SMTT contempla os mais de 8 mil passageiros dos transportes coletivos que diariamente assam pelas avenidas, sem comprometer a movimentação dos condutores de veículos particulares.


Ascom SMTT

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Redação

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