Secretária se reúne com direção de ambulatórios e descarta fechamento

Secretária se reúne com direção de ambulatórios e descarta fechamento

A Secretária de Estado da Saúde (Sesau), Rozangela Wyszomirska, esteve reunida com os diretores dos cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió. O encontro aconteceu na sede do órgão, no bairro de Jaraguá, em Maceió, onde foram discutidas propostas para qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Rozangela Wyszomirska, as unidades são consideradas estratégicas para a assistência à saúde na capital alagoana e cada ambulatório atende, em média, cerca de 300 pacientes por dia. “Os Ambulatórios 24 Horas atendem à população de forma ininterrupta e são reconhecidos como referências em suas regiões”, destacou a secretária.

Também presente ao encontro, a diretora de Assistência Pré-hospitalar da Saúde, Cristina Calado, explicou que as unidades atendem, em sua maioria, a casos de urgência. Ação que auxilia na diminuição da demanda ou poderia acabar sendo encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro Trapiche.

A diretora ressaltou que os Ambulatórios 24 Horas possuem um alto índice de resolutividade e absorvem uma grande parte da demanda do município. “Por estarem abertos durante 24 horas, eles acabam realizando muitos atendimentos que deveriam ser feitos na Atenção Básica, sob a responsabilidade da gestão municipal”, destacou a diretora.

Ainda durante o encontro, foi evidenciada a necessidade de melhorias na estrutura física das unidades e na mudança de perfil dos ambulatórios Denilma Bulhões e Noélia Lessa. “Por estarem localizados próximos a Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), esses ambulatórios serão adaptados e terão sua missão de atendimento alterada”, explicou Rozangela Wyszomirska.

A secretária ressaltou que serão realizados estudos técnicos e a população será informada sobre qualquer mudança ocorrida nos ambulatórios. “Os ambulatórios não serão fechados e a Sesau assume o compromisso de garantir à população um serviço cada vez mais qualificado”, declarou.

Existem cindo miniprontos-socorros 24 horas em funcionamento em Maceió: Noélia Lessa, no bairro Levada; o Dom Miguel Câmara, na Chã da Jaqueira; o Assis Chateaubriand, no Tabuleiro do Martins; João Fireman, no Jacintinho e o Denilma Bulhões, no Benedito Bentes.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate