Urbanização do Reginaldo vai mudar vida na região

Urbanização do Reginaldo vai mudar vida na região

O retorno das obras do Vale do Reginaldo significa bem mais do que se imagina. A secretária de Estado da Infraestrutura entende como a concretização de um sonho tão esperado por aquela comunidade. No projeto ‘Alagoas em Movimento’ – onde secretários estaduais falam das ações de governo, Aparecida Machado confirmou que as intervenções de melhoria serão feitas em 230 unidades habitacionais do Vale, além da construção de mais de 1,6 mil apartamentos.

“Eles terão água tratada, esgotamento sanitário, ruas pavimentadas. Isso é melhoria na qualidade de vida”, confirmou a secretária de Infraestrutura. Como consequência desta urbanização, as vias pavimentadas permitirão que as linhas de transporte coletivo tenham facilidade de acesso, ofertando, finalmente, a comodidade de se ter ônibus nas portas das casas dos moradores.

Outro benefício direto é a contribuição do Estado para a despoluição do Riacho Salgadinho. Em outrora, o riacho banhava a capital com águas límpidas, cortando o bairro do Poço e arredores. A poluição do esgoto sem tratamento, por sua vez, condenou o leito do rio. A ideia do governo estadual, contou a secretária, é iniciar o processo de despoluição, retirando os resíduos poluentes e fazendo o esgotamento sanitário do Vale do Reginaldo.

“Boa parte do esgoto que deságua no Salgadinho será encaminhado para a nova rede de esgotamento sanitário que será construída no local. De todas as formas, a obra do Vale do Reginaldo é muito importante para a cidade”, ressaltou Aparecida Machado.

Canal do Sertão

Quando o assunto é água para o sertanejo, o governador Renan Filho repete como um mantra a ideia de melhor utilizar o bem maior que o Canal do Sertão traz. Fazer a água de qualidade, boa para beber e produzir renda, chegar ao sertanejo é a maior missão da pasta da Infraestrutura. Aparecida Machado segue à risca a incumbência passada por Renan Filho.

“Dos 250 km previstos [do Canal], 123 km estão construídos; sendo que destes 123 km, 68 km já dispõe de água. Dentro de até 90 dias, mais 25 km terão água. Acrescendo assim, 37% da capacidade do Canal do Sertão”, explicou a secretária.

A distribuição de água no Semiárido alagoano recebe, ainda, um reforço da Adutora do Sertão, que será concluída e beneficiará diretamente oito municípios. Por fim, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paraíba (Codevasf) está terminando a contratação dos perímetros irrigados. Possibilitando, assim, que mais de 8 mil famílias possam ter irrigação para suas lavouras.

“As famílias vão poder produzir hortaliças e frutas de um modo geral”, exemplificou Aparecida Machado.

Habitação

Durante entrevista fornecida a jornalista Fátima Martins, a secretária ainda tocou em um assunto que mexe com o imaginário popular, a moradia. Em Alagoas, 16 municípios têm 670 unidades não finalizadas, mas até o fim do ano, Aparecida Machado garantiu que devem ser retomadas, por meio de negociação com a Caixa Econômica Federal.

Em Rio Largo, 6.700 casas estão em processo de conclusão, “e 5 mil são para apresentação de demandas do Estado de Alagoas”. Tais famílias, esclareceu a gestora, vão pagar entre R$ 25 e R$ 80 – como prega o programa.

Recorrentemente, o projeto ‘Alagoas em Movimento’ traz entrevistas exclusivas dos secretários de governo fornecendo informações fundamentais para o cotidiano do alagoano. Por meio dele, é possível acompanhar o dia a dia do governo, as demandas e programas de governo. O ‘Alagoas em Movimento’ pode ser conferido na fanpage do Governo de Alagoas.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate