Sesau implanta sistema que otimiza distribuição de medicamentos

Sesau implanta sistema que otimiza distribuição de medicamentos

Para atender a determinação do governador Renan Filho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) implantou um novo e moderno sistema para agilizar o armazenamento, a distribuição e evitar o desperdício de medicamentos na rede pública de saúde. A secretária Rozangela Wyszomirska, esteve na tarde desta quarta-feira (10), no almoxarifado que funciona no Distrito Industrial de Maceió, acompanhando a apresentação do novo serviço aos técnicos das unidades de saúde estaduais.

A implantação do sistema irá evitar uma série de problemas para a administração pública, uma vez que visa combater o desperdício de medicamentos, como ocorria na gestão passada. Outro ganho importante será sentido pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que não irão sofrer com o desabastecimento dos hospitais, pois dados precisos das necessidades mensais de cada unidade serão monitorados periodicamente.

Durante a apresentação do sistema aos diretores das unidades vinculadas à Sesau, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, disse que esse é um momento importante para saúde pública de Alagoas, que irá reduzir o desperdício, apresentando um panorama real do estoque, possibilitando elaborar uma programação para realizar novas aquisições, além de assegurar o abastecimento permanente das unidades. “Estamos trabalhando em sintonia com o governador Renan Filho para combater o desperdício e medicamentos, insumos e correlatos, além de oferecer aos alagoanos uma assistência à saúde de qualidade”, destacou.

Ainda de acordo com a secretária de Saúde, a próxima etapa do programa de reestruturação da assistência farmacêutica estadual irá focar a implantação do serviço na Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), nos municípios e nas unidades de saúde. “Nessa primeira etapa os produtos que já estão no sistema são medicamentos, correlatos, material de limpeza, descartáveis e de expediente. Em seguida, iremos adotar o mesmo procedimento para os medicamentos que necessitam de climatização”, informou Rozangela Wyszomirska.

O sistema será monitorado pela empresa TCI Business Process Outsourcing e, a partir de agora, a ordem é acabar com o desperdício, segundo salientou o diretor da empresa, Guilherme Carvalho. Durante a apresentação das novas diretrizes do armazenamento e distribuição dos medicamentos, insumos, correlatos, material de limpeza, descartáveis e expediente, ele assegurou que todo o processo é moderno, avançado e tem como finalidade evitar compras desnecessárias, manter todas as unidades abastecidas, além de controlar desde a compra até a sua dispensação nos hospitais e demais unidades.

“Toda demanda solicitada pelas unidades de saúde e os medicamentos, insumos e correlatos adquiridos pela Sesau serão controlados e inspecionados diariamente. Esse processo trará inúmeros benefícios para o Estado, porque iremos economizar e assegurar um atendimento eficiente, ágil e qualificado”, assegurou o diretor da TCI Business Process Outsourcing, Guilherme Carvalho.

Além dos diretores do Hospital Geral do Estado (HGE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidade de Emergência do Agreste e Hemocentro de Alagoas (Hemoal), a apresentação do novo sistema de gestão de almoxarifados da Sesau contou com a presença da secretária-adjunta de Estado da Saúde, Rosemeire Rodrigues. Estiveram presentes, ainda, o diretor da Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp), Raphael Coimbra Lou; o assessor jurídico da Sesau, Lucas Gerbase e o chefe de gabinete da Sesau, Marcelo Santana.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate