Justiça Itinerante atendeu mais de mil cidadãos em Luziápolis no município de Campo Alegre

Justiça Itinerante atendeu mais de mil cidadãos em Luziápolis no município de Campo Alegre

Mais de mil pessoas do município de Campo Alegre, no interior de Alagoas, aproveitaram a ação promovida pelo Projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), nesta quarta-feira (10), para resolver problemas na documentação. O evento, no distrito de Luziápolis ocorreu durante todo o dia e teve casamento coletivo de mais de 200 casais.

A estudante Nayane Albuquerque conta que seu nome foi registrado com a letra “y” na primeira via da certidão de nascimento. No entanto, quando ela precisou de uma segunda via, descobriu que o nome havia sido escrito com a letra “i” no cartório. Como todos os outros documentos foram emitidos com “y”, ela procurou a Itinerante para resolver o problema. “Deu tudo certo. Eu achei que fosse demorar mais, mas foi tranquilo”, avaliou.

De acordo com o juiz coordenador do Projeto, André Gêda Peixoto Melo, a ação do Judiciário foi produtiva, já que a procura foi grande pelas equipes do Projeto para a emissão de documentos como carteiras de identidade e de trabalho, título de eleitor e CPF. Além desses serviços, os cidadãos puderam resolver processos de divórcio consensual, pensão alimentícia, suprimento de óbito e reconhecimento de paternidade.

O presidente do Judiciário alagoano, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo Projeto Justiça Itinerante nas comunidades.

“É interessante porque aproxima a Justiça da sociedade. Aqui em Campo Alegre constatamos a satisfação das pessoas ao serem beneficiadas com a prestação jurisdicional, que viabilizou a emissão de diversos documentos. O melhor de tudo é que esses serviços foram prestados gratuitamente”, declarou Washington Luiz.

Para a prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, “a parceria entre o Judiciário e o município é de importância extrema, pois trouxe cidadania para o distrito de Luziápolis, que há muito tempo estava carente dos serviços oferecidos à população pela Justiça”.

Os magistrados José Miranda Santos Júnior, Bruno Acioli Araújo e Philippe Melo Alcântara Falcão colaboraram com as atividades. A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) levou, por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), o Cine Esmal para as crianças.

Os trabalhos foram realizados em parceria com o Banco do Brasil, a Secretaria de Estado da Defesa Social, a Defensoria Pública, o Ministério Público, o Tribunal Regional Eleitoral, o Tribunal Regional do Trabalho, o Cartório de Registro Civil de Campo Alegre e a Prefeitura. A Prefeitura de Campo Alegre deu todos apoio logístico e de estrutura na realização do evento.

AMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate