Coleta de lixo será suspensa nos próximos dias em Maceió

Coleta de lixo será suspensa nos próximos dias em Maceió

A decisão do Tribunal de Contas do Estado pode levar o cidadão de Maceió a enfrentar o pior dos mundos nos próximos dias. As duas empresas que realizam a coleta de lixo na capital – Viva Ambiental e Limpel – já sinalizaram que podem suspender os serviços por atraso pagamentos.

Os atrasos chegam a três meses numa empresa e a cinco em outra. A situação se agravou depois de decisão do Tribunal de Contas do Estado manda cancelar os contratos, como foi registrado aqui (http://wp.me/p2Awck-2Cq).

A Prefeitura de Maceió, através da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) decidiu recorrer e vai pagar os contratos via depósito judicial (revelo mais detalhes sobre isso neste sábado,.29). O problema é o pagamento não chegará as empresas. Quem deve pagar a conta desse imbróglio é o cidadão, que ficará com o lixo na porta de casa, fazendo a festa de ratos e baratas.

A seguir, minha conversa com o diretor de uma das empresas de coleta de lixo, via Watsapp: “Por enquanto queremos resolver a situação de pagamento de forma amigável. Só que nossa expectativa eh que seja rapido. Nenhuma empresa tem condição de bancar um serviço com muito custo de pessoal sem receber”.

“OK…pelo que soube são vários meses de atraso… Procede?”, perguntei. “São 3 meses”, revelou.

O diretor da outra empresa também deve seguir a mesma linha: “não tem mais como pagar nada, nem mesmo folha de pessoal se não recebermos pelos serviços. A única solução será parar”, aponta.

O fato é que se a prefeitura acatar a “sugestão”, Maceió fica mergulhada no lixo ou vai ter que contratar, emergencialmente, provavelmente as mesmas empresas que já realizam esse serviço na capital, hoje.

As duas empresas, segundo um técnico da SLUM, recolhem mais de 20 mil toneladas de lixo por mês, empregam diretamente mais de 1,7 mil trabalhadores e operam com uma frota de mais de 100 caminhões.

Não será nada fácil para a prefeitura parar ou substituir essa estrutura.

Edivaldo Junior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate