Emenda pode ‘salvar’ subvenção dos plantadores de cana do Nordeste

Emenda pode ‘salvar’ subvenção dos plantadores de cana do Nordeste

A convite do presidente do Senado, diretores da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas e de vários estados do Nordeste, estão em Brasília, nesta quarta-feira, 27, e tentaram, mais uma vez, assegurar o pagamento da subvenção para os produtores da região.

O presidente (Lourenço Lopes) e o diretor financeiro (Fabiano França) da Asplana, se reuniram pela manhã com Renan Calheiros para tratar do tema.

O presidente do Senado conversou, por telefone, com o ministro da Fazenda, Joaquim Levi, para pedir a liberação dos recursos da subvenção da cana para os produtores nordestinos. Existe sim possibilidade de liberação, mas nada no plano imediato. Até esta quinta-feira, 27, o ministro ficou de dar um retorno para Renan.

“Estamos otimistas e agradecemos, mais uma vez, o apoio do senador Renan Calheiros”, declara Lopes. Se liberada, a subvenção injetará R$ 180 milhões na economia nordestina. O programa prevê pagamento de R$ 12 por tonelada de cana, até dez mil toneladas por produtor.

Sem uma resposta positiva (algo pouco provável) de Levy, a lei para pagamento da subvenção da safra 12/13 corre o risco de caducar este ano por conta do “contingenciamento” do Orçamento.

A saída para essa “ameaça” pode ser uma emenda apresentada, ontem, pelo deputado federal JHC na MP 674. Se aprovada, a emenda garante que os produtores de cana recebam, ainda este ano, a subvenção: “a subvenção é fundamental para mais de 20 mil produtores do Nordeste e do Rio de Janeiro que enfrentam hoje dificuldades até para sobreviver”, resume o deputado.

O grupo de produtores se reuniu, ainda em Brasília, com deputado JHC, para discutir uma estratégia para a votação da emenda: ‘é uma iniciativa importante, na medida em cria uma nova alternativa para o produtor receber a subvenção’, aponta Fabiano França. EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate