Estado reforça ações no semiárido para abastecimento de água no período da seca

Estado reforça ações no semiárido para abastecimento de água no período da seca

Representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) participaram na quinta-feira (21) de uma reunião pública no plenário da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, no Sertão.

Durante o encontro, o secretário adjunto da Semarh, Edilson Ramos, apresentou as ações da secretaria que estão sendo implantadas visando o fortalecimento e preservação de nascentes, corpos d’água, perfuração de poços para o abastecimento de água coletivo e atuação do Programa Água Doce (PAD). Ele destacou os benefícios do Canal do Sertão para as famílias do semiárido.

“Em um período complicado em decorrência da seca, a Semarh disponibiliza programas para que as famílias residentes no Agreste e Sertão não fiquem desamparadas. A perfuração de poços é um exemplo a ser citado porque o estado cedeu uma máquina perfuratriz, prioritariamente, para os municípios que estão passando por deficiências no abastecimento de água no período da estiagem”, informou Edilson Ramos durante a reunião pública.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, destacou o trabalho de aproximação do governo estadual com a população. Ayres informou que Executivo está empenhado em construir o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) com a finalidade de encerrar as atividades dos lixões em Alagoas.

Em um segundo momento, o secretário de Meio Ambiente reforçou a importância de os municípios aderirem ao programa de coleta seletiva, lançado em março pela Semarh. “A coleta contribui efetivamente para a separação e destinação correta dos resíduos sólidos”, disse o secretário.

Colaboração

O Instituto do Meio Ambiente também esclareceu dúvidas da população. Uma equipe do IMA mostrou os procedimentos necessários sobre licenciamento ambiental e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), mecanismo fundamental para todos os proprietários de imóveis rurais, que serve como ferramenta para a identificação, por exemplo, das Áreas de Preservação Permanente e áreas consolidadas existentes nas propriedades.

O diretor técnico do Instituto, Ricardo Freitas, o geólogo Anderson Delguingaro a engenheira florestal, Luise Andrade Amaral, apresentaram conteúdos voltados para as famílias que retiram seu sustento das propriedades rurais.

Além da Semarh e do IMA, participaram do evento representantes de seis Câmaras de Vereadores da região sertaneja; 21 municípios, com 11 prefeitos presentes; 22 associações comunitárias; organizações não governamentais; empresários; consórcios públicos e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.


Ascom Semarh

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate