Monitoramento da Laguna Mundaú é uma das atividades do Mês do Meio Ambiente

Monitoramento da Laguna Mundaú é uma das atividades do Mês do Meio Ambiente

Exibição de filmes, jogos ambientais, coleta de amostras da laguna Mundaú e exposições no Jardineto Botânico do Instituto do Meio Ambiente (IMA) são algumas das atividades desta semana no Mês do Meio Ambiente. A programação teve início no último sábado (16), com a entrega do Troféu Alagoas Verde, destinado a personalidades e organizações que se destacaram no desenvolvimento de ações em prol da conservação ambiental.

Até a próxima quarta-feira (20), serão realizadas sessões de cinema e jogos ambientais nos municípios de Pão de Açúcar, São José da Tapera e Batalha, dentro também das ações da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), organizada pelo Ministério Público Estadual (MPE), na região da Bacia do São Francisco.

Como o principal tema de trabalho do Mês do Meio Ambiente é relacionado à água, o Laboratório de Estudos Ambientais realizará, na próxima quinta-feira (21), coleta de amostras na laguna Mundaú. Os resultados serão apresentados durante um barco-escola especial no próximo dia 29.

Na sexta-feira (22), será a vez do Jardineto Botânico do IMA receber a exposição de quadros e orquídeas. O evento, que será aberto ao público, contará com o lançamento do edital do primeiro exemplar da revista técnica-científica do Instituto.

Troféu Alagoas Verde

O Troféu Alagoas Verde abriu a programação do Mês do Meio Ambiente, no último sábado (16), com a premiação de personalidades e organizações que se destacaram em ações de preservação ambiental, em oito diferentes categorias: Serviço, Turismo, Indústria, Academia, Comunicação, Organização Social, Órgão Público e Máster.

A categoria Serviço foi entregue à empresa Alagoas Ambiental. O troféu da categoria Turismo foi destinado à representante da Associação Peixe-boi, em Porto de Pedras, Flávia Rêgo. O repórter Giovanni Luiz, foi agraciado na categoria Comunicação. A categoria Indústria foi representada pela Granbio.

O troféu do setor Organização Social foi entregue para o representante de Anita Studer, da Fundação Nordeste, Eugênio Albuquerque. Ele disse que o troféu ficaria na entrada na organização “simbolizando que não é em vão trabalhar pela preservação da Mata Atlântica, é pelos nossos filhos, pelo nosso futuro”.

Pelo setor acadêmico, o troféu foi entregue para o professor Gabriel Le Campion. O educador aproveitou para ressaltar que é “fundamental que a gente promova a mudança de consciência, precisamos ensinar melhores práticas às crianças”.

A procuradora da República, Raquel Teixeira, do Ministério Público Federal (MPF), recebeu a premiação na categoria Órgão Público e ressaltou que a atuação da entidade tem sido realizada por meio de parcerias.

Na principal categoria, a Máster, o troféu foi entregue para Edésio Melo, também conhecido como S. Dedé da Bananeira, um pequeno agricultor de São José da Tapera que se tornou referência no uso de tecnologias apropriadas para a convivência com o Semiárido e armazenamento de água.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, ressaltou que o “IMA hoje tem uma resposta mais efetiva para a sociedade”. O gestor aproveitou para anunciar que em 2016 a secretaria deverá realizar, no mês de março, a primeira edição do Troféu Cidadão das Águas.

A programação do Mês do Meio Ambiente, iniciada dia 16 de maio, segue até o dia 16 de junho.


Ascom IMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate