Secretaria da Saúde entrega mudas de plantas medicinais para agricultores alagoanos

Ação será iniciada pelos municípios de Flexeiras e São Luís do Quitunde a partir do próximo dia 28
Secretaria da Saúde entrega mudas de plantas medicinais para agricultores alagoanos

Para impulsionar a produção de matéria-prima para medicamentos fitoterápicos que serão disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS), será realizada a entrega de mudas de plantas medicinais do Arranjo Produtivo Local (APL) de Fitoterapia para agricultores do estado. A ação é da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Sebrae.

De acordo com a diretora de Assistência Farmacêutica da Saúde, Erivanda Meireles, a ação será iniciada pelos municípios de Flexeiras e São Luís do Quitunde, em uma cerimônia marcada para o próximo dia 28, em Flexeiras.

“A ação será ampliada para outras cidades e ajudará não apenas na assistência à saúde da população, mas na diversificação da atividade econômica dos agricultores”, ressaltou.

Erivanda Meireles explicou que, além do estímulo à agricultura familiar, o projeto também vai acarretar na redução dos custos com medicamentos fitoterápicos para os municípios e aumentará a eficácia no tratamento de pacientes atendidos pelo SUS.

“Os agricultores passaram por capacitações sobre o cultivo das ervas medicinais e venderão para o Estado a matéria-prima que será utilizada para a elaboração dos medicamentos”, destacou.

Medicamentos fitoterápicos

Os medicamentos fitoterápicos são aqueles que utilizam em sua manufatura, exclusivamente, matérias-primas ativas vegetais sem a inclusão de substâncias ativas isoladas, sintéticas ou naturais, nem associações dessas com extratos vegetais.

Erivanda Meireles explicou que os medicamentos fitoterápicos produzidos terão sua eficácia e segurança comprovadas e podem auxiliar na resolubilidade da assistência básica de saúde em Alagoas.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate