Alagoas inova e vai implantar projeto modelo de saneamento rural

Alagoas inova e vai implantar projeto modelo de saneamento rural

Dirigentes e técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) discutiram, na quinta-feira (7), em reunião realizada em Maceió, a implantação no Estado de um projeto piloto de saneamento rural. O passo inicial foi dado com a criação, pela Casal, de uma coordenação voltada para a área.

Para a criação do projeto, técnicos da empresa conheceram a experiência de outros Estados, a exemplo da Bahia e do Ceará, optando por este último pela semelhança com o Estado de Alagoas e por possuir o modelo mais avançado e consolidado em relação a outras partes do país, que é o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar).

Com base na experiência da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Casal começou a construir o seu modelo de saneamento rural, denominando- de Sistema de Saneamento Rural de Alagoas (Sisal), que foi dividido em quatro fases: a primeira, com duas a dez associações filiadas; a segunda, com 11 a 20; a terceira, com 21 a 30 e a quarta, acima de 30 associações.

De acordo com o coordenador do projeto, engenheiro Ricardo Vieira, a Casal pretende iniciar a primeira fase ainda em 2015, e as demais, nos anos seguintes. Inicialmente, e seguindo a experiência da Cagece, a Casal começará com um Sisal na região que engloba os municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca e Pariconha, que serão beneficiados a partir de uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), que já dispõe de projeto e de recursos para aplicação em abastecimento de água nessa região.

O Sisal, que funcionará de forma autônoma, com a Casal dando suporte e assessoria, terá como fontes de recursos para investimento o Estado de Alagoas, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird), Banco Mundial (BID) e a Codevasf.

Os detalhes do projeto foram apresentados na reunião desta quinta-feira pelo coordenador da comissão incumbida de cuidar do saneamento rural, Ricardo Vieira, e pelo integrante da comissão, Moisés Vieira. O diretor de Gestão Operacional, Francisco Beltrão, prestigiou o encontro, que contou com a participação de superintendentes, gerentes, coordenadores e técnicos das áreas operacional e comercial das Unidades de Negócio da Casal no interior.

O projeto inova principalmente por implantar um criativo modelo de gestão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em populações rurais no Estado. A participação social, o protagonismo da comunidade e a contínua assessoria técnica da Casal serão os pilares dessa iniciativa.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate