IMA convoca reunião para identificar causa de mancha em praia urbana de Maceió

No encontro, que acontecerá nesta sexta (08), Instituto divulgará relatório de balneabilidade das praias
IMA convoca reunião para identificar causa de mancha em praia urbana de Maceió

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) convocou a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Ministério Público Estadual (MPE), Secretarias Municipais de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e de Infra-estrutura (Seminfra) para uma reunião, nesta sexta-feira (08), às 11h, na sede do órgão. A pauta é a identificação do que teria causado as manchas em alguns trechos de praias urbanas de Maceió, após as chuvas que caíram no último domingo (03).

As manchas foram identificadas em diversos pontos, principalmente no bairro da Jatiúca. Os técnicos do órgão estiveram na orla, na última segunda-feira (04), para realizar o monitoramento e coletas de amostras da água. Entretanto, as manchas haviam se dissipado devido ao movimento natural da maré e dos ventos. Desde então, foram iniciados os diálogos com os representantes da Casal e da Sempma.

Balneabilidade das praias

Na terça-feira (05), a equipe do laboratório do IMA esteve novamente percorrendo todo o litoral do estado para realizar as coletas, feitas semanalmente, em 60 diferentes pontos da região costeira para composição do relatório de balneabilidade das praias. O resultado será divulgado também na sexta-feira (08).

O documento é produzido toda semana pelo órgão e indica as praias próprias ou impróprias para banho. A classificação é feita a partir do Número Mais Provável (NMP) de Coliformes Termotolerantes (fecais) em cada 100mL de água coletada, em um total de 80% de cinco coletas, conforme o que determina a resolução 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Se o resultado da análise das coletas indicar acima de 1000 NMP/100mL, quer dizer que a área está imprópria.


Ascom IMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate