A cada 14 segundos, uma tentativa de fraude ocorre no Brasil

16% das tentativas de fraude ocorrem no Nordeste
A cada 14 segundos, uma tentativa de fraude ocorre no Brasil

A cada 14 segundos, uma tentativa de fraude ocorre no Brasil. Esta média foi elaborada a partir dos números de tentativas registradas no mês de março: 183 mil. Este é o segundo maior número desde 2010, quando a SerasaConsumidor começo a realizar este tipo de estudo.

De acordo com o superintendente da entidade, Julio Leandro, antigamente as frades decorriam da perda dos documentos físicos e, atualmente, têm como fatores a internet, como por exemplo, as facilidades das redes sociais e as ofertas virtuais de emprego que acabam pedindo dados pessoais que, posteriormente, serão usados em frades.

Quase metade das tentativas de fraudes foi registrada no setor de telefonia. Segundo a Serasa é o setor mais usado porque, normalmente, os bandidos compram celulares com documentos falsificados para darem continuidade às fraudes em outras áreas.

Depois da telefonia – que registrou 76.582 tentativas -, o setor de serviços foi o segundo mais afetado, com 50.366, incluindo como alvo construtoras, imobiliárias, salões de beleza e empresas de pacotes turísticos. Com 40.092 tentativas, o setor bancário foi o terceiro mais atingido. Os fraudadores tentaram usar documentos falsos para, por exemplo, abri uma conta, alugar um apartamento, comprar uma viagem ou até mesmo abrir uma empresa de fachada.

De acordo com o estudo, 68% dos homens foram alvos dos fraudadores, contra 32% das mulheres. Destas tentativas, 48,1% ocorreram no Sudeste; 19,2% no Sul; 16% no Nordeste; 8,6% no Centro-Oeste e 5% no Norte. Depois da Classe D (até dois salários mínimos) com 35,1%, é a Classe A (mais de 10 salários) a mais afetada, respondendo por 18,1% do total. Em seguida vêm 21% da Classe C (dois a cinco salários), 16,9% da Classe B (cinco a dez salários) e 9% da Classe E (até hum salário).

As tentativas fraudulentas também foram registradas em uma pesquisa sobre e-commerce. A FControl, empresa do PayU Group especialista em sistemas de segurança para e-commerce, afirma que no primeiro trimestre de 2015, as tentativas de fraude atingiram 3,91% de todas as transações analisadas pela instituição. Em contrapartida, a análise também revela a diminuição do sucesso dos fraudadores, pois nos três primeiros meses do ano, a perda efetiva com os ataques caiu pela metade, atingindo 0,15% de todo o volume financeiro transacionado, contra 0,30% no primeiro trimestre de 2014. Os estados do Tocantins, Ceará, Bahia, Paraíba e Alagoas foram, nessa ordem, as praças mais expostas nos golpes com cartão de crédito no e-commerce.

Segurança

Se você teve os documentos roubados, furtados ou extraviados, a primeira providência é registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia para o caso de roubo ou no site da Secretaria de Segurança Pública do seu Estado. Para cheques roubados ou perdidos, é fundamental solicitar a sustação junto ao seu banco, informando o número da folha envolvida na ocorrência.

Alguns cuidados também podem ajudar: conferir os dados referentes ao nome, número da conta corrente e CPF quando receber um talão; verificar a quantidade de cheques que o compõem e destrua os talões de contas inativas; nunca deixe requisições ou cheques assinados; separar cheques de qualquer documento pessoal e eliminar espaços vazios na folha são algumas recomendações de especialistas na área.

Para os casos envolvendo cartão de crédito, contate a operadora imediatamente e solicite o bloqueio, anotando o protocolo de atendimento. De modo geral, os especialistas orientam a picotar as correspondências bancárias e similares e, se possível, dividi-las e jogá-las em dois lixos diferentes, evitando a possibilidade de pessoas más intencionadas montarem ‘um quebra cabeça’ para descobrir os dados.

Fonte: Elaine Bast (JN-Globo) / FControl – com adaptações

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