Governador discute agricultura com representantes da classe trabalhadora

Encontro aconteceu nesta terça com presidentes das federações no Estado, Genivaldo Oliveira e Álvaro Almeida
Governador discute agricultura com representantes da classe trabalhadora

O governador Renan Filho discutiu nesta terça-feira (6) caminhos para o desenvolvimento da agricultura no Estado com representantes da classe trabalhadora e dos empresários rurais. No Palácio República dos Palmares, estiveram os presidentes das Federações dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL), Genivaldo Oliveira da Silva, e da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida.

Apresentadas as demandas do setor, o chefe do Executivo comprometeu-se a atuar pelo fortalecimento dos programas Amigo Trabalhador e Alimentação Certa. O primeiro destina bolsas mensais, durante o período da entressafra, a trabalhadores rurais, desde que participem de capacitação profissional.

“Considero essa iniciativa importante. Temos que trabalhar para melhor estruturá-la, por exemplo, agregar à capacitação profissional a alfabetização desses trabalhadores”, apontou Renan Filho. O Amigo Trabalhador será redefinido pela Secretaria do Trabalho e Emprego. O titular da pasta, Rafael Brito, participou da reunião.

O Alimentação Certa envolve a Secretaria da Educação. O programa fortalece a agricultura familiar, uma vez que auxilia as escolas públicas a adquirirem pelo menos 30% dos alimentos da merenda de pequenos produtores – essa é uma determinação prevista no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Podemos dar seguimento a esse projeto, não vejo obstáculo. Conversarei diretamente com o Luciano Barbosa [secretário da Educação] para que possamos garantir a conclusão das etapas já previstas”, adiantou o governador.

O presidente da Faeal, ao longo da conversa, destacou a necessidade na definição de prioridades para a agricultura. “Temos que alinhar os setores público e privado em batalhas previamente estabelecidas”, declarou Álvaro Almeida.

Entre essas lutas, o presidente da Federação da Agricultura apontou a preocupação em relação ao combate da febre aftosa. Em consonância, o governador revelou que deverá ser criado um comitê para tratar sobre a questão.

Genivaldo Oliveira apontou a importância da reestruturação dos órgãos do governo ligados à terra, como os Institutos de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), o de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) e o de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral). Em resposta, Renan Filho reconheceu as dificuldades, mas informou que novos modelos para as entidades já constam na pauta da gestão.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate