Educação oferece 500 vagas para trabalhadores rurais em Alagoas

Ação visa formar jovens agricultores que vivem em comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas, assentamentos e cooperativas
Educação oferece 500 vagas para trabalhadores rurais em Alagoas

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas está ofertando 500 vagas, em cinco municípios do Agreste e Sertão, para trabalhadores rurais que ainda não concluíram o ensino fundamental. As aulas fazem parte do “Projovem Campo Saberes da Terra” – programa do Governo Federal para escolarização de jovens e adultos integrado à qualificação social e profissional. A ação visa formar jovens agricultores e trabalhadores rurais que vivem em comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas, assentamentos e cooperativas.

De acordo com Roohelmann Pontes, coordenador do Projovem em Alagoas, as inscrições já estão abertas e prosseguem até 23 de março, nas escolas que estão ofertando as vagas. “Inicialmente estamos oferecendo 500 vagas para cinco municípios, mas a tendência é esse número aumentar de acordo com a procura”, afirmou Silva.

Ainda segundo ele, o programa é voltado para trabalhadores rurais e pequenos agricultores que não concluíram o ensino fundamental e que querem retomar os estudos. O Projovem ainda capacita os alunos em relação ao uso adequado dos recursos naturais, levando em consideração a realidade campesina.

“Além das disciplinas convencionais, como Matemática, Língua Portuguesa e Ciências, eles terão aulas de cidadania e agricultura sustentável”, afirmou Pontes. “Depois de dois anos, quem concluir o Projovem Campo receberá um certificado de conclusão do ensino fundamental, com qualificação profissional”, acrescentou.

Escolas com vagas

As escolas que estão oferecendo vagas do Projovem Campo em Alagoas são: Maria Amélia Sampaio Luz, em Igaci (80 vagas); Manoel Leandro de Lira, em Feira Grande (35); Olímpio Tenório de Lima, em Girau do Ponciano (70); Desembargador Augusto Costa, em Olivença (30); e Domingos Moeda, em Água Branca (187 vagas).

O Programa

O Projovem Campo é uma ação integrada do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); em parceria com outros ministérios e secretarias que trabalham com emprego, renda e meio ambiente.

O programa surgiu em 2005, com a meta de escolarização de cinco mil jovens agricultores de diferentes Estados e regiões do Brasil. Mais informações na Gerência de Educação do Campo – 3315-1275.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate