Alagoas tem quatro projetos selecionados para feira científica da USP

Dentre os projetos, três são de escolas da rede estadual no agreste e um do IFAL
Alagoas tem quatro projetos selecionados para feira científica da USP

Dos quatro projetos de iniciação científica selecionados para a Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (Febrace), três são de escolas públicas estaduais e um do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Maior vitrine da produção científica de estudantes da Educação Básica, a Febrace ocorre de 16 a20 de março, no campus da USP,em São Paulo.

“Cerca de 2.700 trabalhos se inscreveram para participar da Febrace 2015, mas apenas 330 foram selecionados. Desses, Alagoas conseguiu emplacar quatro”, comemorou a professora Nadja Alves. Veterana na participação de feiras científicas, a professora orienta o projeto dos alunos da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca, que desenvolveram um produto à base de urtiga para o controle de lagartas.

Taquarana – Outro trabalho selecionado também chama a atenção por sua utilidade: o SGM – Sistema de Gerenciamento de Medicamentos, desenvolvido por três alunos de Taquarana, no Agreste de Alagoas. O SGM serve para avisar aos pacientes a hora de tomar o remédio e foi criado pelos estudantes Matheus Moura Cavalcante, Alan Queiroz de Oliveira e Isaac Pontes da Silva, da Escola Estadual Santos Ferraz.

“Foi incrível orientar um projeto como esse e ser escolhido para representar nosso estado nesta importante feira”, comemora José Adelson da Silva, diretor-geral da Escola Santos Ferraz.

Além do dispositivo de acrílico que acende uma luz e emite um som na hora que o medicamento deve ser ingerido, os alunos criaram também um aplicativo de celular que avisa aos usuários o momento que o remédio deve ser tomado. “O dispositivo de acrílico tem três compartimentos que servem para colocar os medicamentos utilizados pelo paciente”, acrescentou o professor Igor Augusto da Silva, orientador do trabalho.

Segundo o coorientador do projeto, o professor José Luiz Matias da Silva, um outro aplicativo de celular com essa mesma finalidade já existe no mercado, mas é muito caro. Por isso, os alunos da Escola Estadual Santos Ferraz decidiram construir um aplicativo similar, porém mais barato. “Eles pesquisaram muito, testaram vários materiais, utilizaram sucata e receberam doações de eletrônicas da região, para chegar ao produto final”, comentou José Luiz Matias, que é professor de Física.

Projetos alagoanos – Confira abaixo a lista dos projetos alagoanos selecionados para a Febrace USP:

1) Avaliação dos extratos naturais à base de urtiga para o controle da lagarta Ascia Monuste, da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, em Arapiraca
2) Produção de farinha à base do fruto maduro do jenipapo como suplemento alimentar no tratamento da anemia, da Escola Nossa Senhora da Conceição, em Lagoa da Canoa
03) Sistema de Gerenciamento de Medicamentos (SGM), da Escola Estadual Santos Ferraz, em Taquarana
04) Sistema hidropônico Fotovoltaico, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate