Dia D de combate à dengue será realizado neste sábado

Dia D de combate à dengue será realizado neste sábado

Está tudo pronto para o Dia D de combate à dengue em Maceió. O Comitê Municipal de Mobilização Integrada para o Controle da Dengue e Riscos Ambientes já alinhou os últimos detalhes para o dia de mobilização, que terá suas ações concentradas no bairro do Graciliano Ramos. Agentes de endemias e educadores em saúde já realizaram, ao longo desta semana, junto aos grupos e associações do bairro, diversas ações de conscientização. A culminância das atividades ocorre neste sábado (07), com abordagem casa a casa dos agentes de saúde, que além de medidas de combate ao vetor, irão estimular a adoção de medidas preventivas para a redução de casos de dengue e febre Chikungunya.

Durante esta semana, a comunidade do Graciliano Ramos contou com ações educativas sobre armazenamento correto de água e fiscalização de pontos comerciais por parte da Vigilância Sanitária, além de palestras em associações e grupos ligados à Igreja, enfatizando sempre que a proliferação da dengue só pode ser combatida com a participação ativa da comunidade. Os moradores também receberam informações sobre a febre Chikungunya, doença muito parecida com a dengue, porém mais incapacitante. Embora não haja casos confirmados em Maceió, se faz necessário o esclarecimento da população.

A responsável técnica pelo Comitê de Controle da Dengue, Zildene Lemos, afirma que o Graciliano Ramos é uma das localidades da capital que apresentam grandes índices de infestações. “Nos levantamentos que realizamos nos bairros, detectamos que existem muitos criadouros no local, depósitos, tanques e tonéis de água parada, o que favorece a proliferação do mosquito”, explicou.

Cerca de 500 agentes de endemias participaram de capacitações sobre dengue e febre Chikungunya para atuar em atividades ao longo do ano, mas desse total, cerca de 120 irão atuar no Dia D. Nos treinamentos, foram fornecidas informações sobre ações de controle vetorial, vigilância epidemiológica, além dos sinais e sintomas clássicos da dengue e Chikungunya, para que os agentes possam diferenciar uma da outra, caso encontrem algum caso nas residências que forem visitar, para assim encaminhar para as equipes de saúde.

Além das ações de controle vetorial de combate à proliferação do mosquito transmissor, realizada pelos agentes, o Dia D também contará com um mutirão de limpeza no bairro com o recolhimento de lixo e entulho, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). O recolhimento de entulhos evita que o lixo acumulado nos locais favoreça a proliferação do mosquito transmissor da dengue.


Ascom SMS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate