Governo entrega Biblioteca Pública Estadual na próxima terça-feira

Governo entrega Biblioteca Pública Estadual na próxima terça-feira

O Governo do Estado reabre ao público, na próxima terça-feira (18), às 19h, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, completamente modernizada. A obra, coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi responsável pela restauração de todo o prédio centenário Palacete Barão de Jaraguá. A solenidade contará com a presença do Governador Teotonio Vilela, do secretário da Cultura, Osvaldo Viégas e do presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Ricardo Lessa.

O equipamento público, que antes abrigava também o Arquivo Público Estadual, agora sedia apenas a Biblioteca Pública. Desde a instituição do Decreto Estadual nº 29.175 de 2013, o espaço ganhou novo nome, e passou a chamar-se Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos.

Após as obras, a sede da Biblioteca Pública está com suas instalações recuperadas, preservando as características originais do Palacete Barão de Jaraguá, edificação histórica que abrigou o Imperador Dom Pedro II. Com o projeto de modernização, a Biblioteca dispõe de novo mobiliário, equipamentos tecnológicos, acervo literário e dois telecentros, além de contar com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

O projeto, que resulta de convênio firmado entre o Estado de Alagoas, por meio da Secult e da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), teve investimento global de 3,4 milhões, mais de R$ 800 mil desse montante contrapartida do Tesouro do Estado.

O secretário da Cultura, Osvaldo Viégas destacou a importância do momento no que diz respeito ao acesso da população ao livro e a leitura, em um espaço cultural que envolve história e novas tecnologias.

“A Biblioteca funcionará em um ambiente de arquitetura histórica do Estado, alinhado com a modernidade das novas tecnologias de acesso à informação. Também é importante salientar o reconhecimento dado ao escritor Graciliano Ramos, que terá um espaço dedicado à sua produção literária”, concluiu.

Na ocasião, acontecerá ainda o lançamento do livro ‘Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos’, com texto inédito do historiador Moacir Medeiros de Sant’Ana. Também será inaugurado o Memorial Graciliano Ramos, um espaço expositivo sobre a vida e a obra do ilustre escritor alagoano, e um dos novos espaços dentro da Biblioteca que será aberto à visitação pública.

Essa reabertura coincide com a celebração dos 80 anos da publicação do livro São Bernardo, importante e significativa obra do escritor Graciliano, Ramos, que teve sua 1ª edição publicada em novembro de 1934, no Rio de Janeiro (RJ).

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate