Alagoas em Dados e Informações ganha plataforma atualizada

Nova versão utiliza sistema de busca que facilita acesso aos conteúdos digitais
Alagoas em Dados e Informações ganha plataforma atualizada

O Portal Alagoas em Dados e Informações, idealizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), está de cara nova. Elaborado com o objetivo de comportar um banco de informações e dados socioeconômicos sobre o Estado, após dois anos de sua criação, o site está sendo atualizado para uma nova plataforma, que visa promover a praticidade e fácil acesso aos conteúdos digitais. O novo endereço do portal é dados.al.gov.br.

Inspirada em sites internacionais, que aplicam as últimas inovações tecnológicas, o portal passa a funcionar com a plataforma CKAN, sistema desenvolvido nos Estados Unidos, utilizado em portais de dados governamentais da União Europeia e do México, por exemplo. Inovador, o desempenho da plataforma atualizada é baseado no sistema de busca, e não mais de produtos específicos, tornando mais práticas as consultas aos dados disponibilizados no banco.

“A atualização representa a facilidade das pessoas encontrarem o que procura de forma ágil, aberta, gratuita e transparente. No sistema CKAN, uma das maiores plataformas para portal de dados livres do mundo, é possível digitar uma única palavra e ter o resultado que deseja. Nessa plataforma, em três cliques, no máximo, o visitante consegue encontrar seu objeto de busca”, afirma o secretário-adjunto do Planejamento e Orçamento da Seplande, José Cândido do Nascimento.

Consequência de uma pesquisa de satisfação ao cliente, a mudança partiu da necessidade de facilitar a navegação dos usuários do Alagoas em Dados e Informações. “Pela pesquisa constatamos que as pessoas estavam satisfeitas com o conteúdo, mas tinham dificuldade para encontrá-los, a partir disso foi feito, pela Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplande, um trabalho de rastreamento e avaliação de softwares que poderiam ser aplicados”, ressaltou o diretor de Geoprocessamento da Seplande, Lucas Cavalcante.

Além dos benefícios que traz aos visitantes do site, a adesão da nova plataforma representa o avanço tecnológico do estado, uma vez que classifica Alagoas como um dos primeiros estados a obter uma plataforma digital a internacional. Outra novidade são os ajustes da versão de Sistema Responsivo, responsável pela adaptação de websites para todos os tipos de sistemas operacionais, tornando possível o acesso por meio de celulares, tablets e notebooks.

O Projeto – Apesar das mudanças, o portal Alagoas em Dados e Informações permanece com todo conteúdo já disponibilizado sobre o estado. Índice de Preços ao Consumidor (IPC); Mapa da Divisão Política e Administrativa de Alagoas; Localização das Escolas Estaduais; Anuário Estatístico; Conjuntura Econômica, dentre outros assuntos de interesse público podem ser acompanhados através do Portal.

O novo Alagoas em Dados e Informações também representa uma contribuição do Estado de Alagoas ao compromisso internacional do Brasil de promover a disseminação da cultura de abertura de dados públicos junto a governos locais.

“Este compromisso de abertura de dados foi pactuado junto a Parceria para o Governo Aberto (Open Government Partnership), que reúne 63 nações do mundo em torno de ações que promovam maior transparência, participação e colaboração nas ações da administração pública. É, sem sombra de dúvidas, um grande avanço na política de transparência”, afirmou o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento,  Thiago Ávila.

Todas as informações contidas no site são colhidas em fontes de total relevância, como o IBGE, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Departamento de Estatísticas do Sistema Único de Saúde (Datasus) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Ascom Seplande

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate